Os principados e potestades

É notório, tanto do homem moderno quanto do homem antigo, que o mundo sempre foi guiado por forças sobre humanas. Por exemplo: em umas esculturas de bronze feitas por Gustavo Vigeland em Olso na Noruega, ele esculpiu pessoas presas em um circulo mostrando seu pensamento filosófico de tempos passados, nitidamente mostra o aprisionamento do homem querendo se livrar de algo, mas o que seria esse algo? Principados? Potestades?




Os principados e as potestades segundo as crenças Judaicas
No judaísmo, ainda que se pense que eles não tinham uma visão concreta sobre demônios, isso é um verdadeiro equivoco, pois Moisés deixa bem claro que os sacrifícios que eles faziam aos deuses eram aos demônios. Veja:

“Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.(Deuteronômio 32:17)”

Deus ele julga na congregação dos deuses, no tribunal celeste, e comanda a assembléia dos santos, como podemos ver onde satanás se apresenta a Deus pra acusar a vida de Jó (Jó 1:6). Sabemos que, o que julga é quem tem poder e como Ele tem todo poder, Ele julga com retidão e faz como lhe apraz. O povo de Israel sabia que mesmo seus inimigos se levantando, Deus tinha todo o controle porque só Ele é Deus e Senhor, só Ele é “Yahewh Sabaote”, o “Senhor dos Poderes”.

Deus, Ele é o Criador, o Mestre do Universo e os Judeus sendo conhecedores disso bem sabiam que tudo o que existe foi criado por Deus, até mesmo o Diabo que um dia já foi Lúcifer, “o portador da luz”. Eles sabiam também que os demônios eram os anjos caídos, mesmo não tendo explicitamente na Bíblia, mas eles sempre zelaram por uma tradição oral a qual envolvia os estudos mais complexo a cerca de Deus, o Criador e suas criaturas.

Os principados e as potestades no mundo Greco-Romano
O mundo Greco-Romano, onde nasceu o cristianismo, é na verdade um mundo pagão, filosófico, helenizado e influenciado por muitas outras culturas como Egípcia, Babilônica, etc... Como em qualquer cultura politeístas eles adoravam muitos deuses. A magia nessa época era bastante popular e usada precisamente para influenciar dominadores do mundo ou espíritos elementares, os espíritos guardiões conhecido como daimones.

A verdade é que a filosofia nunca conseguiu chegar a um ponto definido sobre as coisas espirituais, porque como bem se sabe e o apóstolo Paulo disse: Que o homem natural não discerne as coisas espirituais, porque lhe parece loucura, e elas são discernidas espiritualmente. Ver. (1 Coríntios 2:14).

Os homens buscam escapar das garras dos espíritos do mal, buscando salvação e libertação por meio de filosofia, magia e artes ocultas.

Os principados e as potestades no Novo testamento
No novo testamento os espíritos malignos são muitos, em cada lugar que Cristo passa pregando sua palavra, ali havia manifestações de demônios. Em todo o novo testamento eles são mencionados nos sinóticos, em João, cartas de Paulo, Epístolas gerais até o Apocalipse. Eles são conhecidos por uma série de nomes, e também pela suas hierarquias espirituais no império das trevas. São diferente nomes como: principados, potestades, domínios ((kuriótetes), tronos, nomes, príncipes (árchontes) senhores, deuses, anjos, espíritos, espíritos imundos, espíritos elementares (stoicheia).

“ E isso em adição aos muitos sinônimos dado ao nome de satanás (diabo), serpente, leão, poderoso, maligno, acusador, tentador, deus deste mundo, príncipe desde mundo, príncipe das potestades do ar, belzebu e beliar).(p.229)”

Com isso percebe-se que os espíritos malignos sempre foram conhecidos dos povos, mesmo envolvendo alguns mitos como os dos gregos, ou até mesmo sendo histórias reais. A importância que se dava a essas forças sobre humanas das regiões celestiais da maldade é mostrada em todo novo testamento.

Origem e Habitação dos Demônios
Em Apocalipse 16:13,14 diz:
“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.

Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.”

Com isso fica claro que espírito imundo é o mesmo que demônios, todos auxiliam satanás na luta contra o Reino de Deus. Diz a bíblia que os lugares onde eles ficam são os lugares celestiais (Efésios 6:12). Não o céu onde o Deus todo poderoso habita porque de lá ele já foi expulso, mas sim as cercanias da nossa terra, para que assim possa influenciar os reis, os poderosos, os juízes, os políticos, as culturas entre outras coisas.

Natureza dos Demônios
O que tem acontecido em tempo recente é as desmistificação do conceito, que considera os demônios como seres espirituais caídos, porém antes, como as estruturas da existência terrena.

Os anjos maus, eles tem uma hierarquia tanto quantos os anjos bons, eles seguem ordem de seus superiores e são subordinados a uma missão especifica quando assim são direcionados. É muito mais fácil se achar indícios de anjos caídos no novo testamento que no antigo e também sobre suas hierarquias.

O texto usado para principados, potestades e tronos é usado tanto para indicação de governantes humanos com governantes espirituais, que sempre estão atuando por detrás destes governantes.

Influência dos Demônios
Os Demônios influenciam a história de maneira exorbitante, mas Deus sempre tem um trunfo na pior das hipóteses, exemplo: Eu, o Senhor levanto a Ciro meu ungido que tomo pela mão direita, quando o Diabo pensou que Deus não tivesse a quem usar, nem sacerdote, nem profeta, nem Juiz, nem Rei do Seu próprio povo, Ele levanta um rei de uma nação gentia.

Nas enfermidades do povo os demônios estão sempre ligados as suas causas, exemplo: a mulher que sofria de um espírito de enfermidade por dezoito anos, e vivia inclinada para frente, não podendo olhar para o céu, também tem a influência do Diabo na sociedade quando Jesus diz em apocalipse 2:10,13 que o Diabo está para lançar uns dentre voz na prisão.

Os Demônios também atuam nos poderes da natureza, exemplo: quando Jesus anda sobre as águas e acalma a tempestade. Ele disse: Acalma-te, emudece. Quer dizer literalmente seja amordaçado, Jesus possivelmente estaria falando com um espírito imundo.

Os espíritos imundos sempre estão influenciando nas vidas das pessoas, só que nem tudo nós podemos culpá-los.

“Se emprestarmos ênfase demasiada a essa influência externa, haveremos de neutralizar a responsabilidade humana, tornando o homem um mero peão em um cabo de guerra celeste, entre Deus, por um lado, e o diabo, por outro lado. Mas, em oposição a isso, se dermos demasiada pouca importância a esse aspecto da questão, não conseguiremos explicar a persistente e dominante iniqüidade da humanidade, individual e coletivamente considerada. (p.235)”

Derrota dos principados e potestades
Durante o período de vida de Jesus, foi travada a batalha mais importante da história e ambos os lados sabiam disso. O triunfo de Jesus sobre os principados e potestades na cruz do calvário, é o tema mais empolgante do novo testamento. Jesus foi cem por cento homem e cem por cento divino. Sendo homem Jesus obedeceu A Deus em tudo, uma obediência com satisfação de modo que os demônios não podiam contra Ele, até mesmo os temiam. Exemplo: quando Jesus foi pro outro lado mar da Galiléia em Gadara, os demônios que tinha possuído um homem eram aproximadamente seis mil, e disseram o que temos nós contigo, ó Filho do Altíssimo.

Três aspectos da cruz de Cristo
A maior vitória não foi quando Deus expulsou Lúcifer e seus seguidores do Céu, nem tão pouco será quando o Arcanjos Miguel expulsar o Diabo e sua hoste dos lugares celeste e os lançarem na terra, a maior vitória de todos os tempos foi quando Jesus despojou os principados e potestades na cruz.

“Por detrás da cruz jazia, antes de qualquer coisa, o designo humano básico, como orgulho, a inveja e a ganância, de combinação com a justiça própria e o tradicionalismo da religião judaica, a injustiça da política romana e a apatia das multidões, empurraram Cristo até ao madeiro. Todavia, por detrás dessas pressões religiosas, política e sócias estavam atuando, nas sombras, os principados e potestades do mal. (p.237)”

Fica claro que por de trás da cruz tinha uma série de coisas influenciando. Mas um dos principais fatores que levou Jesus pra cruz foi os poderes invisíveis dos principados e potestades.

Em segundo lugar foi o próprio Jesus porque Ele disse: Ninguém tira a minha vida, eu a dou. Ele veio para o resgate de muitos.

Terceiro lugar foi à predestinação divina, porque o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo, para salvar os pecadores e fazer a reconciliação com Deus. Os principados e potestades destorceram vontade de Deus, mas quem são eles pra tentar contra o todo poderoso, Em Cristo todos Ele foram criados com diz em Colossenses 1:16. Veja:

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Se tudo foi criado por Ele, e para Ele, logo tudo estará sujeito a Ele porque todo o Joelho se dobrará diante Dele.

Situação atual dos principados e potestades
A vitória sobre os principados e potestades é provisória até que venha o ultimo dia, não obstante a morte foi derrotada, ainda que venhamos morrer fisicamente, a morte já não mais tem poder sobre nós, como profetizou o salmista: “Onde está o seu aguilhão ó morte?” O pecado que atuava juntamente com a morte foi perdoado e agora podemos em Cristo alcançar vida eterna, mas enquanto estivermos por aqui a nossa luta continua contras os principados e potestades desse mundo tenebroso, por isso devemos tomar cada dia a nossa cruz e seguirmos os passos de Cristo, o nosso Senhor. Só assim os principados estarão debaixo dos nossos pés, porque nos assentamos com Ele no trono de sua Glória.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2:6,7)

Os principados ainda são detentores dos seus poderes, mas um poder limitado. Aquele que está com Cristo e nega sua vida recebe de Cristo um poder sem limites, para guerrear contras essas forças do mundo invisível, e essa luta só acabará quando toda criatura racional for julgada cada qual segundo as suas obras, então, o Diabo e seus anjos (principados, potestades e etc...) serão lançado no lago de fogo e ali ficaram sofrendo eternamente. Enquanto isso a luta continua, mas sabemos que somos mais que vencedores em Cristo Jesus.


Autor Leandro Prata

0 comentários:

Postar um comentário