ÉTICA E O EVANGELHO

O PANO DE FUNDO VÉTERO-TESTAMENTARIO

O autor T.W Manson propões uma investigação no plano de fundo vétero-testamentario, buscando diferentes códigos morais e discutir cada questão como se houvesse para cada coisa um código de ética absoluto. Quando se trata de Ética e moral o assunto é um tanto complexo devido aos diversos tipos de cosmo visão.

Quando se fala na melhor qualidade de vida nas comunidades carentes, as favelas. Uns defendes que a solução é disponibilizar vidas mais dignas, e os moradores irão adaptar-se automaticamente ao seu novo ambiente. “Se você quer que pessoas vivam melhor você tem que melhorar suas condições de vida.” (p.12)


Outros já defendem que eles iriam deixar seu novo bairro e sua nova moradia tão terrível quanto à favela. Então: “Se você quer melhorar suas condições, você deve ter pessoas melhores.” (p.12)

Olhando para Israel veremos que O Senhor os deu a Lei, e eram com o propósito de ter pessoas melhores, moldadas segundos os mandamentos do Eterno. Analisando a vida social do povo Judeu em tempos passados será visto uma intensa consciência de corporação solidária.

Em Israel se você quer reivindicar seu parentesco com outra pessoa, você diz: “eu sou ossos dos seus ossos e carne da sua carne. Se a reivindicação for aceita, a resposta será: Sim, você é osso dos meus ossos e carne da minha carne. O que é reconhecido é que você e os outros são todos parte de um organismo vivo.” (p.16)

Já no nosso mundo ocidental, moderno e materialista é muito difícil entender isso, porque só pensamos em nós mesmo e existe muito individualismo.

“No hebraico não se encontra um termo correspondente a concidadão.” Porém sim irmãos.

Se quisermos ver uma ética moral na sociedade precisamos de instituições de ensino que tenha ética e moral, porque foi isso que o Senhor fez com Israel em pleno deserto cada pai era professor do seu filho e assim por diante. Israel era uma nação ética em vistas as aberrações que eram as nações vizinhas. Israel era um exemplo.


O JUDAÍSMO E A LEI DE MOISÉS

O povo Judeu tinha em mãos um compêndio de Leis acerca da moral e da ética, do certo e do errado, do bem e do mal, sabia que o Senhor era soberano e onisciente e uma obediência total aos mandatos do criador preservaria o equilíbrio da vida em Israel.

“Está direção é personalizada naquilo que os hebreus chamam de Torah, um termo que é realmente traduzido para grego bíblico pela palavra nomos e na versão inglesa pela palavra “Law” (lei). “Law” é de alguma maneira um desvio de tradução, pois a idéia fundamental da palavra hebraica Torah, e a raiz de onde é derivada, não diz respeito à idéia que em nossas mentes está associada primariamente com a lei.” (p.25)

A palavra Torah não é somente um conjunto de lei onde aquele que errar deverá ser penalizado, isso é parte do que ela representa. Ela é também um corpo de instruções respeitando o lugar do homem na palavra de Deus e seus deveres para com Deus e seus vizinhos.

“Tornar essa Lei de Deus fixa em nossas mente e estudar todos os seus detalhes pode fazer de você uma pessoa completamente educada.” (p.27)

Existem três aspectos Judaicos ensinado pelo Rabino Simão, que são: 1) a Lei, 2) o culto e o 3) compartilhar da bondade. Veja rapidamente um esboço das três acima citadas,

A Lei. “Significa todo um corpo codificado de ordenanças dado como vontade revelada de Deus um sistema compreensivo de regras cobrindo toda vida do judeu desde o berço até a morte, orientado seu trabalho e seu culto, sua vida familiar e sua relação com o vizinho.” (p.30)

O Culto. “Significa primariamente o culto do templo, mas com o passar do tempo é expandido para cobrir o culto da sinagoga e o culto privado. É um fato muito significante que muitas das ordenanças recativas ao culto judaico eram incorporadas à Lei.”

Compartilhar da Bondade. Hesed uma palavra hebraica usada para dizer “amor” ou “compaixão”, é geralmente traduzida por “piedade” ou “bondade amorosa”.

“A bondade imparcial não é uma matéria de capricho ou liberdade de decisão; é um meio estabelecido de manter as relações pessoais; e está em uma relação pactual com o outro.” (p.33)


JESUS E A LEI DE MOISÉS

A Ética do antigo testamento é desenvolvida na experiência da nação de Israel por intermédio da revelação divina sobre fatos da história.

O povo hebreu sofreu muito em sua história na terra prometida, poucos foram os tempos que eles puderam festejar sem guerra, sem morte e sem destruição. Esse intenso sofrimento durante séculos levou o povo amadurecer o conhecimento e sua fé no único Deus verdadeiro. Isso fez com que suas vidas girassem em torno de YHWH na sua adoração e obediência, e na Torah seu guia de moral e ética para uma vida saudável.

Agora nós poderíamos ir direto ao Novo Testamento, porém “Não seria simplório deixar de lado o Antigo Testamento e o pano de fundo judaico e começar direto e imediatamente no Novo Testamento? Que é algo que a Igreja Cristã desde o segundo século para frente tem constantemente recusado fazer, e por boas razões.” (p. 40)

Por causa de diversos motivos a Igreja se distanciou de Israel e Israel se distanciou da Igreja, um desses motivos foi um teólogo cristão, mais um dos pais da Igreja com um sentimento anti-semita rejeitando tudo o que se refere a Israel fazendo a Igreja uma instituição nova de tudo, e não uma continuação de uma história vivida por Israel e pelo próprio Messias Jesus que era Judeu.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mt 5:17)

Jesus não vem somente cumprir a Lei ele vem também interpretá-la de forma concisa e coerente trazendo valores absolutos para que nós vivêssemos no mandamento do amor.

“Obedecer a lei e os profetas é, portanto, tornar o novo pacto uma realidade, realidade na qual os homens podem participar imediatamente. Quando eles fazem, tornam-se sujeitos à nova lei; e a nova lei é a santa vontade de Deus tornada visível na obediência de Cristo” ( p. 47)


O FUNDAMENTO DA ÉTICA CRISTÃ: SEGUINDO A CRISTO

Manson tem sugerido que Jesus resumiu o Novo Testamento na ordenança: “Sede perfeito como vosso Pai celeste é perfeito”. Isto não quer dizer que Jesus trouxe algo completamente novo e isolado do Antigo Testamento, pelo contrário ele lançou o Novo Testamento com base no Antigo, pois quando diz Sede perfeitos... Isso nos recorda o Antigo mandamento da Lei. “Sede santos, porque eu Iahweh vosso Deus, sou Santo.”

Cristo em seu tempo de ministério foi perfeito como Perfeito é nosso pai que esta nos céus.

“Seguir a Cristo não é ir à caça de um ideal, mas compartilhar dos resultados de uma realização.”

“[...] Um dos escribas perguntou. Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.” (Mc 12:28-34)

“Isto tem frequentemente sugerido que aqui nós temos a quinta essência da ética cristã. As duas grandes ordenanças resumem todo o dever de um cristão; e a grande originalidade da posição de Jesus fora que, do vasto corpo da lei judaica e da tradição, Ele escolheu apenas estes dois preceitos e deu-lhes uma absoluta prioridade sobre todos os outros.” (p.53)

Fica claro na exposição que os padrões de ética de Jesus Cristo estão muito além do que vivemos e pensamos, porque quando a Lei vem dizendo não faça o mal Jesus diz não faça e nem se quer pense. Outro ponto é o sentimento errado não pecamos só contra nós mesmo mas pecamos contra pessoa a qual o pensamento é direcionado.

Exemplo. “Ódio e desejo lascivo não são apenas condições psicológicas doentias na pessoa que as tem: são erros cometidos contra a pessoa a quem estes pensamentos são direcionados.

O que Jesus diz em seus ensinamentos tirados da Lei é que se você ama seu próximo não só deve tratá-lo justamente, mas pensar coisas boas dele também.

Muitos pensam que a mensagem de Jesus está longe de mais para nós para ser cumprida, que não temos forças etc. Porem não é verdade, “o poder para seguir está lá totalmente. O Cristo vivo ainda tem duas mãos, uma para apontar o caminho, e a outra para nos abraçar e nos ajudar ao logo do caminho.” (p.59)


A COMUNIDADE CRISTÃ PRIMITIVA

Surgiu um “novo” organismo na sociedade, a comunidade Cristã, a Igreja, o corpo de Cristo. Muitos erram por não compreenderem bem o que era a Igreja no primeiro século, a igreja de Cristo pelos Apóstolos. O termo Igreja não era algo novo porque já se encontrava na septuaginta traduzindo a congregação de Israel, que em hebraico era é traduzida por Kahal e em grego ecclesia.

“Mas ecclesia em grego e Kahal em hebraico não significam o tipo de igreja estruturada que nós encontramos no terceiro quarto do segundo século onde há uma comunidade de bispos bem organizada, presbíteros, diáconos e exegetas, organizada primariamente para que nós praticássemos e guardássemos os exercícios religiosos no escrito senso da palavra..” (p.62)

A Igreja não foi edificada por Jesus para ser apenas uma reunião de oração ou reunião religiosa, ela foi feita para ser uma instituição que suprissem não só o desejo espiritual do povo como também o físico, seria um lugar de união de confraternização, apoio moral etc. Se voltarmos nossos olhos para a Igreja de Atos dos Apóstolos, veremos essa igreja não algo completamente novo do templo e seu cuidados, mas sim uma evolução porque o sacrifício maior tinha sido oferecido, mas os preceitos que ali seria um lugar de instrução, lugar de suprimento, lugar de vida em comunhão, a Igreja deve continuar a ser. Um bom exemplo disso é a vida dos Essênios que muito se identifica com a Igreja Cristã do primeiro século.

Os Essênios “não estavam simplesmente satisfeito em organizar as crenças religiosas e o culto; estão aflitos em relação à total extensão da vida da sociedade.” (p.63) bem como o Senhor ordenou em sua lei acerca do templo e assim que a Igreja deveria proceder se não tivesse deixado de lado a história e cultura judaica como já foi visto.


O ENSINO ORIGINAL DE JESUS E A ÉTICA DA IGREJA PRIMITIVA

“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande,
será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.”
(Marcos 10:43,44)

A ética da igreja primitiva deveria observar atentamente os versículos acima citados, pois que o próprio Jesus deu o exemplo que o maior deveria servir, mostrando que não é uma ética somente no campo das idéias, mas sim uma vivência com Deus praticando os mandamentos já existentes e o que Ele agora passava a interpretar e ensinar.

Os discípulos tiveram muitos problemas, até chegarem a um acordo e interpretação acerca de tudo que o Mestre falou. Por exemplo, Jesus os mandou ir, indo levando a palavra além de Jerusalém Judéia e Sumária, até chegar os confins da terra, porém como fariam isso se tinha as discussões acerca do aceitamento de gentios na Cristandade.

Mas com morte de Estevão a perseguição da igreja e testemunho de Paulo e Pedro que sobre os gentios fora derramado o poder de Deus, chegou à hora de levar ao mundo um evangelho ético carregado de um poder sobrenatural, pois somente isso poderia mudar o mundo.

Acho que os três anos e meios de Jesus com seus discípulo foi o suficiente para ter discípulos cheios de fé e com uma moral ética agora pronta para mostrar ao mundo. Não como foi a Lei e seu julgo, mas sim o evangelho de amor e misericórdia mostrando quão bom é o seu Dono.

Então Cristo foi anunciado com poder, e estava vivo em cada um com o testemunho ético do exemplo que havia deixado.

Concluído: “A ética que nós relacionamos à ética do reino; a ética do reino; a ética da sociedade com um líder e soberano; tem a qualidade primária de ser aquela precedente do próprio soberano, que é o interprete e aquele que a exemplifica. Isto diz respeito, se nós pensarmos em termos de reino de Deus, a que o próprio Deus dá os princípios da vida e os exemplifica; “Sede santo como Deus é Santo”; perfeito como Ele é perfeito; misericordioso como Ele é misericordioso”. (p.87)

Jesus interpretou o mandamento do Amor, exemplificou e ensinou, e ainda disse: “Amai como eu vos tenho amado”. Uma coisa continua que segue assim deve ser a ética cristã uma obra de arte.

Autor: Leandro Prata

0 comentários:

Postar um comentário