Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. (Isaias 28:10)
Deus se nos faz revelar aos pouco e cada dia podemos entender melhor a sua palavra agora vamos falar de Enoque um personagem um pouco citado nas Escrituras Sagradas.
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.
(Judas 14,15)
Aqui se encontra um texto rico por demais deixado por Judas irmão de Tiago e meio irmão de Jesus nosso SENHOR. E quando se investiga as Sagradas Escrituras com cuidado, humildade e percepção espiritual, chega-se a uma conclusão objetiva, edificante e esclarecedora, pois Paulo diz: nós temos a mente de Cristo (1 Coríntios 2:16).
Judas é um livro que quase ficou fora do Cânon Sagrado, pois é exatamente essa passagem que está sendo analisada que é uma citação direta do Livro de Enoque, ver Livro de Enoque 2:1 (versão Etíope).
Compare abaixo:
Judas vs. 14,15
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo:
“Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”
Enoque 2:1
“Eis que Ele vem com dezenas de milhares dos Seus santos para executar julgamento sobre os pecadores e destruir o iníquo, e reprovar toda coisa carnal e toda coisa pecaminosa e mundana que foi feita, e cometida contra Ele.”
Ao se olhar e fazer uma análise percebe que a diferença entre os textos nada mais é que uma diferença de traduções, pois muitos textos sofrem variações quando pessoas com pontos de vistas diferentes fazem as traduções. Um bom exemplo é quando se tem um texto de João Ferreira de Almeida e uma Nova Versão Internacional a diferença é notória, porém são fontes de um mesmo texto.
Fica claro que os textos comparados acima é uma citação de Judas retirada direta do Livro de Enoque deixando bem claro que os seguidores de Jesus tinham acesso ao livro e o liam e os consideravam como real. Se não fosse considerado real para Judas, a pergunta seria.
Porque ele citou o livro?
O livro de Enoque é um livro que no primeiro século da época cristã era aceito abertamente entre a maioria dos judeus e estudado mais com passar do tempo caiu em desuso e ficou no esquecimento.
Cultivando apenas uma cópia na Etiópia onde o livro entrou na coletânea de livros canônicos aceitos em algumas igrejas. Uma boa prova disso é fragmentos do livro ter sido achado na caverna de Quran.
O termo apócrifo procede do grego “apocrypho” em sua etimologia significa oculto, mas com o passar do tempo foi mudando a sua semântica e a igreja usou para titular livros que em alguma parte não condizem com o Cânon, ou seja, não originais.
Em 2 Pedro 1:19-21 A Bíblia relata: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
O Profeta Enoque inspirado profetiza não por sua própria vontade, mas pelo Espírito Santo: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Judas 14,15) ou (Enoque 2:1)
Judas vem anunciando em sua carta aos santos em gerais, que Enoque é o sétimo depois de Adão. Veja como Segue a genealogia de Adão até Enoque.
1° Adão gerou Sete, 2° Sete gerou Enos, 3° Enos gerou Cainã, 4° Cainã gerou Maalalel, 5° Maalalel gerou Jarede, 6° Jarede gerou Enoque que é o sétimo.
O Gênesis mostra essa genealogia no capítulo 5 sendo de fácil compreensão que Enoque foi o sétimo só que em todo Antigo testamento o nome de Enoque filho de Jarede só aparece nas referências a seguir: Gênesis 5:18,19,21,22,23,24.
Cápitulo 5
“18 E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
19 E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Isso no Antigo Testamento. Já no Novo Testamento só aparece por quatro vezes, uma na genealogia de Jesus em Mateus outra no Livro de Lucas, a terceira em Hebreu na Galeria da Fé, e por último em Judas o texto a qual analisamos acima. Veja os textos como seguem.
Lucas 3:37 - “E Lameque de Metusalém, e Metusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,”
Hebreus 11:5 - “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (HB 11:5)
Judas VS. 14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Porém a participação de Enoque não termina apenas aqui, na Bíblia Sagrada, nem na história da humanidade, pois Enoque foi um ícone para a herança judaico-cristã.
João o discípulo amado em sua revelação na ilha de Patmos a qual Jesus lhe mostrou, diz que há de vir a terra duas testemunha na época da grande tribulação.
“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará
(Ap 11:3,4,7)
Essas duas testemunhas, uns dizem ser Moisés e Elias, por terém aparecido a Jesus, Pedro, Tiago e João no monte da transfiguração (Mt 17:1-3), porém aqui temos um problema nessa interpretação. Porque que a morte de Moisés foi notória e real primeiro que a palavra de Deus é irrevogável e Moisés morreu segundo a palavra de Deus.
“ ...E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” (Dt 32:50)
Em outra parte diz Judas o escritor Sagrado: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Jd 1:9)
Com isto fica claro que Moisés servo do Senhor é morto, e não poderia ser Moisés, porque precisamos seguir a luz da palavra de Deus que diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hb (9:27)
Então olhando para as páginas da Bíblia Sagrada, não tirando um texto do contexto, para gerar um pretexto, mas sim organizando o compêndio profético que o Senhor deixou em nossas mãos, não com soberba, mas sim com humildade, verdade e reverência, para chegarmos ao pleno conhecimento da fé e a estatura de varão perfeito. Seguimos analisando os textos.
O servo do Senhor Elias, fica claro que Ele não morreu, pois Elizeu o viu ser levado ao céu por ao passar da carruagem de fogo subiu em um redemoinho. (2 Rs :11)
Agora vejamos Enoque. A Bíblia fala andou Enoque com Deus e já não era mais, pois Deus para sim o tomou, encontram-se aqui dois personagens Bíblicos que não provaram a morte, e como é visto acima em que a palavra de Deus em Hebreus 9:27 relata morrer e depois disto segue-se o Juízo, então é mister Enoque e Elias, morrerem, e veja o que acontecerá com as duas testemunhas. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. (AP 11:7).
Pode-se dizer que esses homens são homens primitivos de uma época remota, pois estão profetizando em pleno século XXI com veste de pano de saco, “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.” Exatamente como a Bíblia descreve que Elias se vestia. “E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.” (2 Rs 1:8) Interessante que para completar essa afirmação a Bíblia fala que antes de Jesus Deus enviaria o seu anjo para preparar no deserto o caminho de Jesus, este seria o profeta João Batista que teria o mesmo modo de vida de Elias. “E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos;...” (Mt 3:4) Deixando bem claro a conexão entre Elias e as duas testemunhas, e ao olhar para os dias de Enoque historicamente era dessa maneira que os homens se vestiam.
Essas informações são relevantes, mas talvez não definam ainda com clareza serem Enoque e Elias as duas testemunhas os dois Ungidos.
Na continuação da análise vejamos agora. O que mais a Bíblia nos fala sobre eles.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.(Ap 11:4)
Aqui está algo que nos deixa uma pista para chegarmos à conclusão da questão, pois a Bíblia ela é um grande quebra-cabeça que precisa ser montado e analisado por isso, muitas pessoas lêem, mas nada entendem é como se olhassem para peças de um quebra-cabeça desmontado, não tem sentido algum a priori, mas quando montado revela uma bela imagem, da mesma forma é a escritura Sagrada, quando organizada e explicada a sua própria luz, fica algo belo e claro para ser entendido.
A Bíblia nos fala que Israel é a oliveira diz Senhor pela boca de Jeremias. “Denominou-te o SENHOR oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, [..]” (Jr 11:16) e no livro do profeta Zacarias vai se falar de dois ramos da Oliveira dois homens de Israel, que são os dois ungidos.
Zacaria 4:11-14
“ Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.”
Concluindo, temos dois ramos de oliveira que são dois homens da casa de Israel a oliveira, que estão diante do Senhor de toda terra, e temos dois homens na Escrituras que não provaram a morte, e como foi visto a Bíblia relata que todos devem prová-la. Temos também João pela revelação do Senhor afirmando Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. (Ap 11:4), E esta são também as duas testemunhas que vão profetizar de pano de saco, temos Enoque e Elias que viveram em tempo que se usava tais roupas, e temos a morte dos dois cumprindo a palavra, e Deus dizendo sobe para cá.
Continua......
Judas é um livro que quase ficou fora do Cânon Sagrado, pois é exatamente essa passagem que está sendo analisada que é uma citação direta do Livro de Enoque, ver Livro de Enoque 2:1 (versão Etíope).
Compare abaixo:
Judas vs. 14,15
E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo:
“Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”
Enoque 2:1
“Eis que Ele vem com dezenas de milhares dos Seus santos para executar julgamento sobre os pecadores e destruir o iníquo, e reprovar toda coisa carnal e toda coisa pecaminosa e mundana que foi feita, e cometida contra Ele.”
Ao se olhar e fazer uma análise percebe que a diferença entre os textos nada mais é que uma diferença de traduções, pois muitos textos sofrem variações quando pessoas com pontos de vistas diferentes fazem as traduções. Um bom exemplo é quando se tem um texto de João Ferreira de Almeida e uma Nova Versão Internacional a diferença é notória, porém são fontes de um mesmo texto.
Fica claro que os textos comparados acima é uma citação de Judas retirada direta do Livro de Enoque deixando bem claro que os seguidores de Jesus tinham acesso ao livro e o liam e os consideravam como real. Se não fosse considerado real para Judas, a pergunta seria.
Porque ele citou o livro?
O livro de Enoque é um livro que no primeiro século da época cristã era aceito abertamente entre a maioria dos judeus e estudado mais com passar do tempo caiu em desuso e ficou no esquecimento.
Cultivando apenas uma cópia na Etiópia onde o livro entrou na coletânea de livros canônicos aceitos em algumas igrejas. Uma boa prova disso é fragmentos do livro ter sido achado na caverna de Quran.
O termo apócrifo procede do grego “apocrypho” em sua etimologia significa oculto, mas com o passar do tempo foi mudando a sua semântica e a igreja usou para titular livros que em alguma parte não condizem com o Cânon, ou seja, não originais.
Em 2 Pedro 1:19-21 A Bíblia relata: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
O Profeta Enoque inspirado profetiza não por sua própria vontade, mas pelo Espírito Santo: “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.” (Judas 14,15) ou (Enoque 2:1)
Judas vem anunciando em sua carta aos santos em gerais, que Enoque é o sétimo depois de Adão. Veja como Segue a genealogia de Adão até Enoque.
1° Adão gerou Sete, 2° Sete gerou Enos, 3° Enos gerou Cainã, 4° Cainã gerou Maalalel, 5° Maalalel gerou Jarede, 6° Jarede gerou Enoque que é o sétimo.
O Gênesis mostra essa genealogia no capítulo 5 sendo de fácil compreensão que Enoque foi o sétimo só que em todo Antigo testamento o nome de Enoque filho de Jarede só aparece nas referências a seguir: Gênesis 5:18,19,21,22,23,24.
Cápitulo 5
“18 E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque.
19 E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas.
21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
24 E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.”
Isso no Antigo Testamento. Já no Novo Testamento só aparece por quatro vezes, uma na genealogia de Jesus em Mateus outra no Livro de Lucas, a terceira em Hebreu na Galeria da Fé, e por último em Judas o texto a qual analisamos acima. Veja os textos como seguem.
Lucas 3:37 - “E Lameque de Metusalém, e Metusalém de Enoque, e Enoque de Jarete, e Jarete de Maleleel, e Maleleel de Cainã,”
Hebreus 11:5 - “Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.” (HB 11:5)
Judas VS. 14 - E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Porém a participação de Enoque não termina apenas aqui, na Bíblia Sagrada, nem na história da humanidade, pois Enoque foi um ícone para a herança judaico-cristã.
João o discípulo amado em sua revelação na ilha de Patmos a qual Jesus lhe mostrou, diz que há de vir a terra duas testemunha na época da grande tribulação.
“E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará
(Ap 11:3,4,7)
Essas duas testemunhas, uns dizem ser Moisés e Elias, por terém aparecido a Jesus, Pedro, Tiago e João no monte da transfiguração (Mt 17:1-3), porém aqui temos um problema nessa interpretação. Porque que a morte de Moisés foi notória e real primeiro que a palavra de Deus é irrevogável e Moisés morreu segundo a palavra de Deus.
“ ...E morre no monte ao qual subirás; e recolhe-te ao teu povo, como Arão teu irmão morreu no monte Hor, e se recolheu ao seu povo.” (Dt 32:50)
Em outra parte diz Judas o escritor Sagrado: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. (Jd 1:9)
Com isto fica claro que Moisés servo do Senhor é morto, e não poderia ser Moisés, porque precisamos seguir a luz da palavra de Deus que diz: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,” (Hb (9:27)
Então olhando para as páginas da Bíblia Sagrada, não tirando um texto do contexto, para gerar um pretexto, mas sim organizando o compêndio profético que o Senhor deixou em nossas mãos, não com soberba, mas sim com humildade, verdade e reverência, para chegarmos ao pleno conhecimento da fé e a estatura de varão perfeito. Seguimos analisando os textos.
O servo do Senhor Elias, fica claro que Ele não morreu, pois Elizeu o viu ser levado ao céu por ao passar da carruagem de fogo subiu em um redemoinho. (2 Rs :11)
Agora vejamos Enoque. A Bíblia fala andou Enoque com Deus e já não era mais, pois Deus para sim o tomou, encontram-se aqui dois personagens Bíblicos que não provaram a morte, e como é visto acima em que a palavra de Deus em Hebreus 9:27 relata morrer e depois disto segue-se o Juízo, então é mister Enoque e Elias, morrerem, e veja o que acontecerá com as duas testemunhas. E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. (AP 11:7).
Pode-se dizer que esses homens são homens primitivos de uma época remota, pois estão profetizando em pleno século XXI com veste de pano de saco, “E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.” Exatamente como a Bíblia descreve que Elias se vestia. “E eles lhe disseram: Era um homem peludo, e com os lombos cingidos de um cinto de couro. Então disse ele: É Elias, o tisbita.” (2 Rs 1:8) Interessante que para completar essa afirmação a Bíblia fala que antes de Jesus Deus enviaria o seu anjo para preparar no deserto o caminho de Jesus, este seria o profeta João Batista que teria o mesmo modo de vida de Elias. “E este João tinha as suas vestes de pelos de camelo, e um cinto de couro em torno de seus lombos;...” (Mt 3:4) Deixando bem claro a conexão entre Elias e as duas testemunhas, e ao olhar para os dias de Enoque historicamente era dessa maneira que os homens se vestiam.
Essas informações são relevantes, mas talvez não definam ainda com clareza serem Enoque e Elias as duas testemunhas os dois Ungidos.
Na continuação da análise vejamos agora. O que mais a Bíblia nos fala sobre eles.
Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.(Ap 11:4)
Aqui está algo que nos deixa uma pista para chegarmos à conclusão da questão, pois a Bíblia ela é um grande quebra-cabeça que precisa ser montado e analisado por isso, muitas pessoas lêem, mas nada entendem é como se olhassem para peças de um quebra-cabeça desmontado, não tem sentido algum a priori, mas quando montado revela uma bela imagem, da mesma forma é a escritura Sagrada, quando organizada e explicada a sua própria luz, fica algo belo e claro para ser entendido.
A Bíblia nos fala que Israel é a oliveira diz Senhor pela boca de Jeremias. “Denominou-te o SENHOR oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos, [..]” (Jr 11:16) e no livro do profeta Zacarias vai se falar de dois ramos da Oliveira dois homens de Israel, que são os dois ungidos.
Zacaria 4:11-14
“ Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal? E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira, que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado?E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra.”
Concluindo, temos dois ramos de oliveira que são dois homens da casa de Israel a oliveira, que estão diante do Senhor de toda terra, e temos dois homens na Escrituras que não provaram a morte, e como foi visto a Bíblia relata que todos devem prová-la. Temos também João pela revelação do Senhor afirmando Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra. (Ap 11:4), E esta são também as duas testemunhas que vão profetizar de pano de saco, temos Enoque e Elias que viveram em tempo que se usava tais roupas, e temos a morte dos dois cumprindo a palavra, e Deus dizendo sobe para cá.
Continua......
1 comentários:
Gostei para quem medita na palavra entende facilmente, mas aos irmão que nao tem intimidade pode ate dizer que e loucura.
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