Dia Mundial de Oração pela Paz em Jerusalém

Leia Mais…

Ministério Paixão Pelas Almas.

Esse é um novo ministério que do coração de Deus se tornou, verdade na terra, como se pode ver pelo slogan.

Muro de Pedra - “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.” (Isaías 28:16)
A pedra representa a antiguidade da igreja primitiva a qual era unânime no partir do pão na comunhão e todas as coisas eram comum uns aos outros e em todos os Cristãos havia temor.

O Peixe – Símbolo da igreja do primeiro século. A história conta que por causa da perseguição os Cristãos tinham um modo secreto de identificação, pois se fosse pegos a recompensa por servir a Cristo seria a morte. Então quando duas pessoas se cruzavam para se identificarem se correr tal risco fazia-se um traço curvo no chão, (colocar foto aqui)
A outra pessoa olhava e fazia o outro formando o peixe e isso indicava que ambos eram Cristãos e podiam unir força para o desenvolvimento do Reino de Deus.
“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:19)

O Coração – Aqui se encontra o símbolo supremo do cristianismo o coração que simboliza o amor, uns dizem ser a cruz, pois por meio dela tivemos a redenção, mas se Cristo tivesse apenas morrido, não haveria redenção. Então uma cruz com um boneco pregado simbolizando Jesus Cristo morto não serve para nós, porque a morte na cruz só tem valor por causa da ressurreição, e como isso não tem como ser retratado em uma pintura de forma bem sucinta escolhemos o coração que é o símbolo do amor Deus trino pela humanidade. O Amor do Pai em dar o Filho, O Amor do Filho em se dar, O Amor Do Espírito em Confirmar.

O Amor do Pai
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
O Amor do filho
“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.” (João 10:17,18)
O Amor do Espírito
“E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, por meio do seu Espírito que em vós habita.” (Rm 8:11)

O Fogo – Simboliza o mover do Espírito Santo na vida de cada Cristão, o fogo queima e consome, mas o fogo do Espírito Santo queima somente os demônios que intentam contra a vida dos Servos do Senhor, e consome somente o pecado para que o Filho de Deus seja cheio de autoridade não tendo com que se envergonhar.
João Batista batizava com Água porém se colocou na posição inferior a um escravo para dizer:
“Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” 
( Mateus 3:11)

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. (João 15:13)

Leia Mais…

O Conserto do Altar - parte 1

Leia Mais…

Testemunho de Leandro Prata - Parte 1

Leia Mais…

Abominações em meio ao Povo de Deus.

Intodrução
O livro de Ezequiel é um livro enigmático, cheio de visões e revelações a qual o Senhor dera a Ezequiel em seu tempo de ministério. Mesmo com tantos enigmas e visões que transcendem a compreensão humana o livro é incontestável pela sua coerência e estilo literário.

O Senhor estava por de mais envergonhado com seu povo, pois os sacerdotes e profetas não estavam guardando os mandamentos do Senhor. Deus levanta o sacerdote Ezequiel para ser profeta em meio aos exilados, que foram levados de Judá a Babilônia. O profeta usou muito em seu livro assim diz Senhor ou veio a mim a Palavra do Senhor dizendo. Quase sempre que o Senhor falava ao seu povo era motivo de alegria em meio aos filhos de Israel, porque os oráculos de Deus eram profundos e cheios de glória, e os levavam sempre terem uma reflexão, com isso uma perspectiva melhor da vida. Porém não seria dessa forma que o Senhor Deus falaria ao seu povo. O juízo estava definido, o castigo já decretado, e dura coisa é cair na mão do Deus vivo.

Os Israelitas iriam preferir ouvir qualquer coisa, menos essa palavra de juízo da parte de Deus.

Explicação do Texto
• Por causa do pecado de Judá veio a palavra do Senhor a Ezequiel. (v.23)

• O Senhor diz pela boca do profeta que a terra não está purificada porque eles não deixavam a terra descansar o ano sabático. Lv25:4 (v.24)

• Os profetas conspiravam para profetizarem engano, somente para o agrado dos poderosos com isso povo continuava sendo oprimido e morto por causa da desigualdade social. (v.25)

• Os sacerdotes tinham perdido o discernimento da Lei do Senhor, profanando as coisas santas não diferenciando o santo do profano, não guardavam o sábado, uma verdadeira abominação em meio ao povo de Deus. O senhor era profanado por causa deles (v.26)

• Os príncipes, os ricos não se importavam com a vida ou as necessidades do próximo, derramavam sangue só para viverem regaladamente. (v.27)

• Os profetas profetizavam vaidades e mentiras, falavam o que o Senhor não os mandou falar. (v.28)

• Eles andavam oprimindo os povos. Desobedecendo ao Senhor não acolhendo o estrangeiro, roubavam o necessitado e fazem violência na terra. (v.29)

• Mesmo com tudo isso O Senhor procurou um homem integro e reto que viesse a se colocar na brecha, porém ninguém achou. (v.30)

• Por isso derramou sobre eles o seu juízos e executou a sua indignação com que estava indignado, tudo isso por causa das injustiças cometidas, pagando cada um pelos seus pecados. (v.31)

Tema: Abominações em meio ao Povo de Deus.

1 – Errando o caminho das bênçãos
A) Deus sempre tratou o seu povo com muito amor e carinho consolando sempre em tempos difíceis, mesmo que em alguns momentos os deixassem passar algumas adversidades. Isso era para crescimento e amadurecimento do seu povo.

Sempre quando povo trilhava os caminhos de benção Deus os presenteavam com as chuvas serôdias e temporãs mostrando que a sua benção estavam com eles.

O povo por sua vez começava a viver uma vida regalada, e com isso começava a se distanciar do Criador cometendo grandes erros de ingratidão e desobediência.

Começavam a seguir seus próprios caminhos achando que fossem caminhos de paz, mas na verdade estava errando o modo de andar que o Eterno havia os ensinados. (Halaka)

B) Seguindo seus próprios corações os líderes políticos e espirituais da nação de Israel estavam trilhando caminhos de mortes, onde eram enganados pela própria soberba e cobiça. Ajuntavam-se para maquinar projetos contra as pessoas de pouco poder aquisitivo, esquecendo da Lei do Senhor e fazendo conforme achavam ser correto para manterem seus postos de poderosos.

O Senhor inspira o profeta Ezequiel a falar que da maneira como o leão ruge, que arrebata sua presa, assim os poderosos devoram a alma dos necessitados. Quando um leão está atrás da sua presa ele ruge e seu rugido é estremecedor causando um medo terrível a ponto de deixar sua vítima sem chance de reação, dando-lhe um bote preciso a devora, sem piedade concluindo o seu intento e saciando seu desejo.

Da mesma forma a conspiração era feita no meio dos poderosos para devorarem os necessitados.

C) Eles tramavam o mal e colocavam em prática para satisfazerem seus desejos. Roubavam, assassinavam, oprimiam e eram avarentos negando socorro aos carentes. Descumprido as principais Leis do Senhor, uma delas amar o próximo.

2 – Os Humildes são Oprimidos
A) Diz o Senhor pela boca do Profeta: Os seus príncipes no meio dela são como lobos que arrebatam a presa. Os lobos eles sempre caçam em grupos extremamente organizados protegem os filhotes e saem para devorar a presa, da mesma forma fazia o rei, o concilio da corte do rei e os poderosos, devoravam os pobres enchendo a terra de viúva e multiplicando os órfãos. Todavia o Senhor que julga a causa do pobre e necessitado estava de olho em tudo, pois os seus olhos são como chamas de fogo, estão sobre toda terra sobre os bons e maus, para dar a cada um segundo as suas obras. A vingança do Senhor estava próxima por que eles estavam pervertendo o direito do povo humilde, os oprimindo.

Judá havia se desviado da Lei do Senhor, deixando de socorrer o povo mais humilde, até mesmo o direito do estrangeiro de ter paz em Israel foi quebrado, eles não se lembravam da Lei do Senhor que dizia: “O estrangeiro não afligirás, nem o oprimirás; pois estrangeiros fostes na terra do Egito.” Simplesmente seguiam o desejo de seus corações oprimindo os humildes e negando o socorro ao necessitado. Se ao menos lembrassem o que era anunciado pelo Salmista: “O SENHOR eleva os humildes, e abate os ímpios até à terra.”

E isto já estava próximo de acontecer e quando viesse o abatimento dos poderosos seria muito cruel, pois o Senhor é Deus zeloso que o culpado não tem por inocente. Ainda mais se tratando de negar socorro aos necessitados.

B) Os dízimos e a ofertas eram levados até ao templo como mandamento santo, “Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo.” Deuteronômio 14:22Todavia os sacerdotes não faziam uso devido do que lhes eram ofertados. Porque para três finalidades eram doados os tesouros ao templo, para sustento dos sacerdotes, para manutenção da Casa do Senhor e para as viúvas e órfãos. Eles estavam roubando o dinheiro dos necessitados e usando no seu conforto enchendo a terra de violência, como diz certo ditado: Casa que falta o pão todo mundo briga e ninguém tem razão.

C) Sangue inocente estava sendo derramado em Israel e só havia uma maneira de a terra ser purificada, derramando sobre a terra o sangue da pessoa a qual havia cometido o crime.

Muitas crianças sofriam por ficarem órfãs e nem precisava de a mãe morrer para se considerarem órfãs, pois era o pai o sustentador da casa, sem pai sem sustento, é como se a família ficasse órfã.

Estava morrendo muito inocente em Israel, por cauda de uma má política de governo, porque o rei, e os poderosos queriam só luxo e conforto, como não é diferente nos dias atuais quantos inocentes não morrem pelo mundo por causa da cobiça dos líderes das nações.

3 - Violações das Leis de Deus
A) Tudo tem um começo e um princípio, e a formação da nação de Israel estava baseada no seguinte princípio, observar e guardar as Leis e os mandamentos do Senhor. O Livro da Lei que o Senhor havia dado ao seu servo Moisés no monte Sinai. “Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.” (Ex 23:12) Quando Moisés desse o monte, ele quebra as primeiras tábua da Lei por causa da idolatria do povo, então retorna o monte é quando Senhor lhe entrega as duas tábuas da Aliança e o Livro da Lei. Veja em Êxodo 23:12 acima que diz: tábuas de pedra e a Lei, ou seja duas coisas distintas, as tábuas são colocadas dentro de um vaso de ouro e este por sua vez é colocado dentro da Arca da Aliança com o maná e a vara do sacerdote Arão que havia florescido. O Sefer = X£T¤q, que é a palavra hebraica correspondente a “livro” no português, esta relacionada a Lei a qual contém os 613 preceito que rege a constituição da nação de Israel, 248 positivas e 365 proibitivas.

Estas não estão nas tábuas que foram depositadas na Arca da Aliança, ali contém se não o Decálogo, ou seja, os dez mandamentos. Esse conjunto de escritos que o Senhor deu a Moisés no monte Sinai, Ele mandou que fosse posto do lado da Arca da Aliança para que fosse conservado, e cópias eram feitas aos sacerdotes e levitas. Posteriormente aos reis quando viessem. “Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” (Dt 31:26)

“Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.” (Dt 17:18)

E fará para ti um traslado, uma cópia rigorosa que deveria ser lida e observada todos os dias em que o rei reinasse sobre Israel, mas como se pode ver, isso não foi cumprido nos dias do rei Joaquim. Era violação atrás de violações das Leis do Eterno.

B) “E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles.” (Ez 20:11)

Eles não quiseram seguir a Lei do Senhor pelo contrário, seguiram os deuses estranhos que vieram a pouco se esqueceram do Seu Criador, passaram seu filho no fogo a moloque, entidade que os pagãos adoravam, queimaram incenso nos altos do montes a baal.

Sacrificaram a outros deuses aquilo que pertencia ao Senhor. Introduziram no templo imagens pagãs, verdadeiramente profanaram as coisas santas.

“E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada.E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.” (Ez 8:5,10)

C) Como se percebe pelos parágrafos anteriores, a Lei do Senhor é violada os sacerdotes não fazem diferença entre o Santo e o profano. Isto é uma realidade que não está muito longe da realidade da Igreja no século XXI muitos sacerdotes da atualidade não tem sabido a diferença entre o Santo e profano e assim tem profanado o Templo do Senhor, o seu nome e o povo que é chamado pelo seu nome.

Muita Igreja por não estarem vivendo os mandamentos do Senhor, não tem alcançado as promessas, que a Bíblia claramente nos informa, que se seguirmos os mandamentos do Senhor diligentemente, as benções nos seguirão e nos alcançarão. E por não viverem isto as Igrejas estão se tornando Igrejas frustradas que precisam mudar o foco para tentarem alcançar alguém. Muitas coisas mundanas têm entrado na Igreja para atrair público, mas a Igreja não precisa de público, precisa de discípulos e verdadeiros sacerdotes onde o poder de Deus lhes será confiado, para que os sinais aconteçam e seja a única forma de mostrar que verdadeiramente o Senhor está no nosso meio.

Conclusão
“Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.”

O Senhor fazia questão e ainda faz que o seu povo seja santo com Santo Ele o É.
Porque fomos chamados para representar a imagem do Criador na terra, mostrando aos homens as suas qualidades magníficas, como mansidão, paz, alegria, bondade, benignidade, fidelidade, amor, domínio próprio, verdade e etc. Quando Deus chama Abraão fez com esse propósito, que depois Isaque, que depois Jacó, que veio a se tornar Israel uma nação pequena, porém forte. Porque o Senhor a tinha escolhido para ser exemplo para todas as nações da terra.

A missão era uma única, andar nos preceito do Senhor dando testemunho de santidade para as nações vizinhas invejarem Israel e viesse a seguir o Altíssimo, mas não foi o que Israel fez pelo contrário Israel invejou seus visinhos e trocou o a teocracia pela monarquia, e trocou a adoração de YHWH o único Deus verdadeiro por Baal.

A ira do Senhor então se acendeu no meio do povo de Israel e o Senhor vingaria o sangue do inocentes que foram derramados, não deixaria que o seu Nome continuasse a ser profanado em Israel, até mesmo fora por dizerem que o Senhor não estaria livrando Israel da fúria da nação vizinhas, por isso Deus toma o profeta para anunciar que Ele o Senhor que fazia todas essas coisas.

Como a nação de Israel somos nós hoje cada Cristão que crer em Jesus, devemos dar testemunhos para que o ímpio veja em nós algo diferente e queira seguiro Senhor, devemos refletir a imagem do Criador, porque estamos cercados de uma tamanha nuvem de testemunha. No tempo de Ezequiel em 592 AC não tinha nem um homem que se colocasse na brecha pela nação de Israel para que o Senhor a poupasse, porém a destra do pai estaria aquEle que no tempo certo e na hora certa se manifestaria, se colocaria na brecha para que todo a terra pudesse ser salva se cressem e recebesse o seu nome.

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; (João 1 : 12)

Autor: Leandro Prata

Leia Mais…

Os principados e potestades

É notório, tanto do homem moderno quanto do homem antigo, que o mundo sempre foi guiado por forças sobre humanas. Por exemplo: em umas esculturas de bronze feitas por Gustavo Vigeland em Olso na Noruega, ele esculpiu pessoas presas em um circulo mostrando seu pensamento filosófico de tempos passados, nitidamente mostra o aprisionamento do homem querendo se livrar de algo, mas o que seria esse algo? Principados? Potestades?




Os principados e as potestades segundo as crenças Judaicas
No judaísmo, ainda que se pense que eles não tinham uma visão concreta sobre demônios, isso é um verdadeiro equivoco, pois Moisés deixa bem claro que os sacrifícios que eles faziam aos deuses eram aos demônios. Veja:

“Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais.(Deuteronômio 32:17)”

Deus ele julga na congregação dos deuses, no tribunal celeste, e comanda a assembléia dos santos, como podemos ver onde satanás se apresenta a Deus pra acusar a vida de Jó (Jó 1:6). Sabemos que, o que julga é quem tem poder e como Ele tem todo poder, Ele julga com retidão e faz como lhe apraz. O povo de Israel sabia que mesmo seus inimigos se levantando, Deus tinha todo o controle porque só Ele é Deus e Senhor, só Ele é “Yahewh Sabaote”, o “Senhor dos Poderes”.

Deus, Ele é o Criador, o Mestre do Universo e os Judeus sendo conhecedores disso bem sabiam que tudo o que existe foi criado por Deus, até mesmo o Diabo que um dia já foi Lúcifer, “o portador da luz”. Eles sabiam também que os demônios eram os anjos caídos, mesmo não tendo explicitamente na Bíblia, mas eles sempre zelaram por uma tradição oral a qual envolvia os estudos mais complexo a cerca de Deus, o Criador e suas criaturas.

Os principados e as potestades no mundo Greco-Romano
O mundo Greco-Romano, onde nasceu o cristianismo, é na verdade um mundo pagão, filosófico, helenizado e influenciado por muitas outras culturas como Egípcia, Babilônica, etc... Como em qualquer cultura politeístas eles adoravam muitos deuses. A magia nessa época era bastante popular e usada precisamente para influenciar dominadores do mundo ou espíritos elementares, os espíritos guardiões conhecido como daimones.

A verdade é que a filosofia nunca conseguiu chegar a um ponto definido sobre as coisas espirituais, porque como bem se sabe e o apóstolo Paulo disse: Que o homem natural não discerne as coisas espirituais, porque lhe parece loucura, e elas são discernidas espiritualmente. Ver. (1 Coríntios 2:14).

Os homens buscam escapar das garras dos espíritos do mal, buscando salvação e libertação por meio de filosofia, magia e artes ocultas.

Os principados e as potestades no Novo testamento
No novo testamento os espíritos malignos são muitos, em cada lugar que Cristo passa pregando sua palavra, ali havia manifestações de demônios. Em todo o novo testamento eles são mencionados nos sinóticos, em João, cartas de Paulo, Epístolas gerais até o Apocalipse. Eles são conhecidos por uma série de nomes, e também pela suas hierarquias espirituais no império das trevas. São diferente nomes como: principados, potestades, domínios ((kuriótetes), tronos, nomes, príncipes (árchontes) senhores, deuses, anjos, espíritos, espíritos imundos, espíritos elementares (stoicheia).

“ E isso em adição aos muitos sinônimos dado ao nome de satanás (diabo), serpente, leão, poderoso, maligno, acusador, tentador, deus deste mundo, príncipe desde mundo, príncipe das potestades do ar, belzebu e beliar).(p.229)”

Com isso percebe-se que os espíritos malignos sempre foram conhecidos dos povos, mesmo envolvendo alguns mitos como os dos gregos, ou até mesmo sendo histórias reais. A importância que se dava a essas forças sobre humanas das regiões celestiais da maldade é mostrada em todo novo testamento.

Origem e Habitação dos Demônios
Em Apocalipse 16:13,14 diz:
“E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.

Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.”

Com isso fica claro que espírito imundo é o mesmo que demônios, todos auxiliam satanás na luta contra o Reino de Deus. Diz a bíblia que os lugares onde eles ficam são os lugares celestiais (Efésios 6:12). Não o céu onde o Deus todo poderoso habita porque de lá ele já foi expulso, mas sim as cercanias da nossa terra, para que assim possa influenciar os reis, os poderosos, os juízes, os políticos, as culturas entre outras coisas.

Natureza dos Demônios
O que tem acontecido em tempo recente é as desmistificação do conceito, que considera os demônios como seres espirituais caídos, porém antes, como as estruturas da existência terrena.

Os anjos maus, eles tem uma hierarquia tanto quantos os anjos bons, eles seguem ordem de seus superiores e são subordinados a uma missão especifica quando assim são direcionados. É muito mais fácil se achar indícios de anjos caídos no novo testamento que no antigo e também sobre suas hierarquias.

O texto usado para principados, potestades e tronos é usado tanto para indicação de governantes humanos com governantes espirituais, que sempre estão atuando por detrás destes governantes.

Influência dos Demônios
Os Demônios influenciam a história de maneira exorbitante, mas Deus sempre tem um trunfo na pior das hipóteses, exemplo: Eu, o Senhor levanto a Ciro meu ungido que tomo pela mão direita, quando o Diabo pensou que Deus não tivesse a quem usar, nem sacerdote, nem profeta, nem Juiz, nem Rei do Seu próprio povo, Ele levanta um rei de uma nação gentia.

Nas enfermidades do povo os demônios estão sempre ligados as suas causas, exemplo: a mulher que sofria de um espírito de enfermidade por dezoito anos, e vivia inclinada para frente, não podendo olhar para o céu, também tem a influência do Diabo na sociedade quando Jesus diz em apocalipse 2:10,13 que o Diabo está para lançar uns dentre voz na prisão.

Os Demônios também atuam nos poderes da natureza, exemplo: quando Jesus anda sobre as águas e acalma a tempestade. Ele disse: Acalma-te, emudece. Quer dizer literalmente seja amordaçado, Jesus possivelmente estaria falando com um espírito imundo.

Os espíritos imundos sempre estão influenciando nas vidas das pessoas, só que nem tudo nós podemos culpá-los.

“Se emprestarmos ênfase demasiada a essa influência externa, haveremos de neutralizar a responsabilidade humana, tornando o homem um mero peão em um cabo de guerra celeste, entre Deus, por um lado, e o diabo, por outro lado. Mas, em oposição a isso, se dermos demasiada pouca importância a esse aspecto da questão, não conseguiremos explicar a persistente e dominante iniqüidade da humanidade, individual e coletivamente considerada. (p.235)”

Derrota dos principados e potestades
Durante o período de vida de Jesus, foi travada a batalha mais importante da história e ambos os lados sabiam disso. O triunfo de Jesus sobre os principados e potestades na cruz do calvário, é o tema mais empolgante do novo testamento. Jesus foi cem por cento homem e cem por cento divino. Sendo homem Jesus obedeceu A Deus em tudo, uma obediência com satisfação de modo que os demônios não podiam contra Ele, até mesmo os temiam. Exemplo: quando Jesus foi pro outro lado mar da Galiléia em Gadara, os demônios que tinha possuído um homem eram aproximadamente seis mil, e disseram o que temos nós contigo, ó Filho do Altíssimo.

Três aspectos da cruz de Cristo
A maior vitória não foi quando Deus expulsou Lúcifer e seus seguidores do Céu, nem tão pouco será quando o Arcanjos Miguel expulsar o Diabo e sua hoste dos lugares celeste e os lançarem na terra, a maior vitória de todos os tempos foi quando Jesus despojou os principados e potestades na cruz.

“Por detrás da cruz jazia, antes de qualquer coisa, o designo humano básico, como orgulho, a inveja e a ganância, de combinação com a justiça própria e o tradicionalismo da religião judaica, a injustiça da política romana e a apatia das multidões, empurraram Cristo até ao madeiro. Todavia, por detrás dessas pressões religiosas, política e sócias estavam atuando, nas sombras, os principados e potestades do mal. (p.237)”

Fica claro que por de trás da cruz tinha uma série de coisas influenciando. Mas um dos principais fatores que levou Jesus pra cruz foi os poderes invisíveis dos principados e potestades.

Em segundo lugar foi o próprio Jesus porque Ele disse: Ninguém tira a minha vida, eu a dou. Ele veio para o resgate de muitos.

Terceiro lugar foi à predestinação divina, porque o cordeiro foi morto antes da fundação do mundo, para salvar os pecadores e fazer a reconciliação com Deus. Os principados e potestades destorceram vontade de Deus, mas quem são eles pra tentar contra o todo poderoso, Em Cristo todos Ele foram criados com diz em Colossenses 1:16. Veja:

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

Se tudo foi criado por Ele, e para Ele, logo tudo estará sujeito a Ele porque todo o Joelho se dobrará diante Dele.

Situação atual dos principados e potestades
A vitória sobre os principados e potestades é provisória até que venha o ultimo dia, não obstante a morte foi derrotada, ainda que venhamos morrer fisicamente, a morte já não mais tem poder sobre nós, como profetizou o salmista: “Onde está o seu aguilhão ó morte?” O pecado que atuava juntamente com a morte foi perdoado e agora podemos em Cristo alcançar vida eterna, mas enquanto estivermos por aqui a nossa luta continua contras os principados e potestades desse mundo tenebroso, por isso devemos tomar cada dia a nossa cruz e seguirmos os passos de Cristo, o nosso Senhor. Só assim os principados estarão debaixo dos nossos pés, porque nos assentamos com Ele no trono de sua Glória.

E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. (Efésios 2:6,7)

Os principados ainda são detentores dos seus poderes, mas um poder limitado. Aquele que está com Cristo e nega sua vida recebe de Cristo um poder sem limites, para guerrear contras essas forças do mundo invisível, e essa luta só acabará quando toda criatura racional for julgada cada qual segundo as suas obras, então, o Diabo e seus anjos (principados, potestades e etc...) serão lançado no lago de fogo e ali ficaram sofrendo eternamente. Enquanto isso a luta continua, mas sabemos que somos mais que vencedores em Cristo Jesus.


Autor Leandro Prata

Leia Mais…

Travessia no mar vermelho aconteceu e está provado!

Check out this SlideShare Presentation:

Leia Mais…

A Luta Contra Os Anjos do Mal - Estamos em Guerra

O Dr. Murphy ensina sobre bíblia, missões e auxilia líderes evangélicos quanto à guerra espiritual pelo mundo inteiro. Sendo ex-missionário na América Latina.

Você sabia que nós estamos em guerra?! Saiba que não é uma guerra qualquer é uma guerra que tem que ser levada muito a sério mesmo que muitos pensam que ela não é real, mas creia quando o apóstolo Paulo cita na epístola aos Efésios capítulo 6 versículo 12 como segue:

“ Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”

Estamos em guerra, isso é mais que provado nos dias atuais que forças espirituais da maldade pelejam contra a humanidade a coroa da criação do Eterno, por meio de feri-lo sabendo que Ele próprio é intocável. É uma luta sem trégua e constante, onde o homem só obterá a vitória por meio de Cristo, pois nossa força e sabedoria são nada comparadas as de seres angelicais caídos. Quando a origem dessa guerra; é sem procedentes concretos e determinantes, pois o que sabemos é tudo que a bíblia pode nos revelar. Que no princípio satanás era um querubim ungido, portador de luz, cheio de formosura e sabedoria. (Ez 28:1-12) Até que se achou maldade em seu coração, e ele quis usurpar o trono de Deus.


E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.  (Isaías 14 : 13)

Com essa rebelião de Lúcifer, ele levou após si uma terça parte dos anjos para lhe servir causando destruição em tudo quando Deus formou. (Ap 12:4)

Porém, sabermos muito mais do que isso fica meio difícil, porque nem tudo está revelado na bíblia e para isso Deus nos deixou uma passagem:

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei. (Dt 29:29)

Na luta contra os anjos do mal eles tem sido confrontados pelos servos do Senhor que em nome de Jesus libertam vidas cativas desses espíritos imundos que atormentam a humanidade. Veja a seguir um relato de um demônio antes de ser expelido da vida de uma pessoa. Ele exclamou:

“ Temo-nos rebelado contra Deus. Fomos enganados pelo nosso senhor. Estamos condenados! Para nós não há provisão de redenção, conforme se dá com a humanidade. Estamos condenados! Condenados! Estamos com medo. Mas haveremos de lutar contra Deus e contra vocês, crentes, até ao fim. Nós odiamos a Deus. Nós odiamos. A Jesus. Nós odiamos a vocês. (p.54)”

Mas, não se pode formar uma teologia com um relado de um espírito mentiroso, porém se observarmos nos evangelhos os demônios sempre falaram a verdade antes de Jesus os expelir.

Um ministro com experiência nessa área pode compeli-los a falarem a verdade, o próprio Dr. Murphy dá testemunho que assim o faz, mas não é bom manter um diálogo duradouro com um demônio lembrando que eles são muito mais inteligentes que nós, saibamos apenas o necessário para a libertação da vitima e segue expulsando-o em nome de Jesus.

A Guerra está acontecendo queira você ou não, acreditando você ou não, satanás e seus anjos pelejam contra os ungidos de Deus e a humanidade. Isso é narrado na bíblia de Gênesis a Apocalipse e será guerra até o dia do juízo final.

Prepare sua armadura e entre na batalha, pois estamos em guerra, precisamos estar atento as armadilhas do diabo não dispersando os seus ardis (2 Co 2:11)


Uma Tríplice Descrição da Guerra
Em primeiro lugar, estamos em uma guerra contra o pecado. O pecado guerreia contra nós e nós devemos aprender a guerrear contra ele.

O pecado não é apenas a ausência da retidão moral. Não, o pecado está em guerra contra a retidão e ele é potencializado pelos demônios.

“É como um campo de energia espiritual ativa, dinâmica e negativa, que procura arrastar todas as coisas após si. Esse campo de energia deseja oprimir, escravizar e, eventualmente, destruir tudo quanto se interponha em seu caminho (p.55).”

Esse campo de energia libera energia pecaminosa, ou seja, uma força espiritual negativa que tenta por todos os modos seduzir, iludir e cativar para depois atormentar e destruir.

Antes nós temos por obrigação resistir, lutar, combater, guerrear de forma ativa e constante sempre com o foco em Cristo Jesus, pois podemos tudo com Ele, pois é ele que nos fortalece.

Em segundo Lugar, a guerra é multidimensional contra o pecado. Ele por sua vez atingiu-nos em três níveis diferentes: pessoal, social, sobrenatural.

1- O pecado é pessoal e vem de dentro da nossa própria carne.

2- O pecado social vem de fora. O Problema do mundo. (sociedade humana “alienada de Deus e contrária a Ele.”)

3- O pecado é sobre natural e vem do alto. Esse é problema com a influência dos espíritos caídos, que envolve satanás e seus demônios entre eles principados, potestades, dominadores e etc. Essa é área mais complicada que envolve o problema pecaminoso multidimensional, é onde entramos na batalha espiritual para resistimos firmes.

Esse conflito espiritual que acontece contra o pecado é o principal tema do assunto que estamos tratando, e segundo a natureza social dimensional do pecado. A carne e mundo são um meio dois quais os espíritos das trevas buscam destruir a raça humana.


Três Níveis de Guerra Espiritual
1- Devemos estar envolvido com a conversão dos santos em uma guerra de nível objetivo, para ganhar os incrédulos para o Senhor Jesus.

2- È o nível subjetivo que nos protegem a nós, e a nossas famílias.

3- Esse é o nível cristão que nos ajuda a libertar os cativos do demonismo ou os “crentes” que precisão de libertação.


O Nível Ofensivo Objetivo da Guerra Espiritual
Foi nos dado um mandamento por Jesus de amar o próximo, como Ele disse: Um novo mandamento vos dou que ameis uns ao outros, como eu vos ameis. (João 13 : 34)

Esse amor nos remete a ida aos campos para lançar a semente aos que perecem nas vastas trevas desse mundo tenebroso. E precisamos ser obediente quando Jesus disse:

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16 : 15)

Mas sabemos que não é uma tarefa nada fácil fazer missão, como também quebrar as barreiras transculturais, e também translingüística, não bastasse isso a maior luta é contra os poderes tenebrosos da maldade nos lugares celestiais, uma verdadeira batalha é travada quando um guerreiro se dispõe para guerrear em nome de Deus e do seu Cristo em favor do seu povo. O próprio satanás a segura que nossa missão venha fracassar:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. (1 Coríntio 4:3,4)

Mas sabemos que Cristo a luz desse mundo se manifestou em verdade para que tudo que estava em oculto seja manifesto, e na cruz despojou os principados e potestade dando a vitória e autoridade à igreja santa e remida no seu sangue para subjugar o diabo e seus anjos, e resgatar os filhos de Abraão que se encontram perdidos.

Alguns usam o termo possessão demoníaca para essas pessoas que estão com a mente cauterizada por satanás e ficam transtornada tomada por algum demônio, porém ela tem sido eliminada do nosso vocabulário e nem todos os casos relatados de endemoniação na escrituras façam alusão a verdadeiras possessão demoníaca.

A possessão refere-se ao recebimento voluntario de um espírito imundo controlador, por parte de algum médium espírita. A qual o espírito controla o médium por um tempo determinado para algo específico a ser feito. Exemplo: Recado dos demônios para pessoas, revelar vida de alguém para causar fascinação pelas artes ocultas e essa revelação se dá do passado, do presente e até mesmo do futuro, escrever um recado de uma pessoa que já morreu dizendo supostamente ter feito o contato naquele momento com o falecido, entre outros.

Durante o período que o médium se passa no controle do espírito, muito provavelmente o demônio lhe controla o seu corpo, alma, mente, emoções e espírito. Porém quando o espírito se vai, o médium passa a tomar o controle de si mesmo.

Não é esse o tipo de atividades praticadas nas escrituras sagradas, pois lá o demônio entra por legalidade inconsciente e não por legalidade permissiva, do próprio a ser vitima de tal ação.

Possessão, ela implica em total propriedade de satanás e seus demônios, mas sabemos que eles nada possuem, pois foi Deus que tudo criou e formou, ou seja, satanás e seus demônios são usurpadores, pois a Deus pertencem todas as coisas.

Existem casos extraordinários de endemoniação. Mas são exceções, pois a maioria se dá de forma suave, não apresentando distúrbios anti-sociais destrutivos aparentes.

Tais pessoas que se encontram nesses estados precisam de libertação, e isso se dá de uma forma ordeira e tranqüila, qualquer grupo de oração aplicado as escrituras e dado a oração poderá fazer essa libertação.

Por endemoniação entende-se que satanás exerce controle parcial direto em uma área especifica de uma pessoa, onde ela permitiu por legalidade essa brecha. A localização exata dos demônios não importa muito conforme alguns pensam, pois eles podem efetuar o controle tanto dentro, como pelo lado de fora.

No entanto eles preferem sempre entrar e se alocar no corpo da vitima, pois seria mais eficaz quando estão operando pelo lado de dentro. Mas nem todos procedem assim tem os que preferem ficar ligado as suas vitimas pelo lado de fora sendo esses mais difíceis de serem localizados. Tem também, aqueles que podem se locomover para dentro e para fora em caso de indivíduos severamente endemoninhados, quase a sua vontade.

Os cinco fatores que devemos salientar na altura dessa exposição:
1- Apesar de todos os incrédulos vivam de baixo do domínio demoníaco nem todos são endemoniados.
2- Entretanto alguns incrédulos vivem sim endemoninhados e precisam ser libertos e levados a Cristo.
3- A endemoniação pode variar de caso para caso, os mais leves e os mais severos.
4- Quando se trata de um endemoninhado no estado crítico a abordagem ocidental se torna ineficaz no evangelismo por se tratar de uma abordagem lógica e analítica somente uma abordagem de poder libertará o cativo.
5- Finalmente para evangelizarmos os endemoninhados teremos que amarrar os demônios e fazer cessar as atividades na mente do indivíduo para assim pregarmos a palavra, pois a mente do mesmo estava cauterizada pelos espíritos das trevas, fazendo o indivíduo não ter a liberdade de escolha, pois seus pensamentos estavam restritos pelos demônios.


Nível Pessoal Subjetivo da Guerra Espiritual
Primeiro precisa ficar claro que o Senhor Jesus já derrotou na cruz do calvário todo sobrenaturalismo maligno, e nos fez assentar com ele nas regiões celestiais, nos repassando a autoridade do seu nome, o nome que está acima de todo o nome ao qual todo joelho deve se dobrar.

Umas das partes, mais cansativa em um ministério de libertação, porém gratificante quando alcançada, é conseguirmos graça com a busca incessante até atingirmos a postura de autoridade em Cristo. Pois os demônios se submetem a Cristo como vemos na passagem do capitulo 5 no livro de Marcos sobre o endemoninhado de Gadará:

E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo?
conjuro-te por Deus que não me atormentes. (Mc 5:6,7)

Essa mesma autoridade foi nos repassada se manter a comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e em nome de Jesus os demônios que atormentavam e causavam medo nas pessoas, vão temer a todos quanto em Cristo estão revestidos de autoridade. É por isso que a bíblia só nos manda temer a Deus, a satanás nós devemos apenas vigiar para não cairmos nas suas armadilhas. É por isso que Paulo escreve para não desprezarmos os seus ardis.

Uma noção popular que se tem é que devemos olhar para Cristo e ignoramos a satanás e seus demônios, essa noção fica assim comprovada como falsa, pois o próprio Paulo conhecedor profundo da bíblia e possuidor de uma intimidade impar com Jesus, deixa claro: que não devemos desprezar os nossos adversários. E porque vocês acham que satanás nunca foi adorado diretamente na grande maioria do povo, nos tempo remotos, e sim sempre se passando por deuses para enganar e ludibriar o povo. Por que se acharmos que não temos adversário fica muito mais fácil cairmos em seus laços, então ele se deleita com os que assim prosseguem, ele mesmo faz com que seja divulgado nas igrejas para que parem de falar no diabo dizendo que isso o atraí e etc., ou para os incrédulo diz-se satanás não existe ou coisas desse tipo, ele não pode me tocar etc.

O alvo de satanás na vida do cristão é fazer com que o crente peque, para que o Espírito Santo de Deus fique ofuscado em sua vida e o crente perca toda autoridade para proclamar o reino e enfrentá-lo.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ( 1 Pe 5:18)

O Nível Cristão da Guerra espiritual
Eis aqui o nível mais elevado de batalha espiritual, Ed Murphy chama de nível cristão de guerra espiritual, pois envolve a libertação de crentes demonizados. Esse nível, entretanto é mais complicado de se lidar, pois à grande divergência nas igrejas a respeito de uma teologia para dar conta de tais casos, é por isso que essa área é a mais critica encontrada em nossas igrejas espalhadas pelo mundo.


O Enigma dos crentes endemoninhados.
Palavra de esclarecimento. Nenhum cristão piedoso nascido de novo pode ficar possuído por um demônio, satanás não pode controlá-lo totalmente por ser um filho de Deus.

O Assunto bastante polêmico é sobre crentes autênticos mediante as condições incomuns de pecados que podem ficar endemoninhados, quando isso o ocorre precisam ser libertos.

Como citado anteriormente sobre níveis de endemoniação, vejamos como acontecem em caso de cristão. Se for levemente o próprio crente poderá colocar em prática a sua auto-libertação, no caso de endemoniação mediana, qualquer grupo instruído em batalha espiritual poderá efetuar o livramento, já em caso de endemoniação severa precisa de um processo feito por ministros competentes que atuam na área de libertação.

Tradicionalmente as igrejas pentecostais têm negado o fato de uma pessoa crente ficar endemoninhada. A afirmativa tem base na seguinte questão que o Espírito Santo não pode habitar no mesmo corpo onde possuí demônios. Mas a questão nem sempre envolve a permanência demoníaca, mas apenas um apego. Tendo dito isso não impede de demônios entrarem na vida de crente que se demorem no pecado. A presença do Espírito Santo, por si mesma, não impede a endemoniação.

As coisas também podem seguir o curso contrário, o Espírito Santo entra no corpo de um indivíduo mesmo que haja demônios ali. E não se pode um contaminar o outro da mesma forma que a carne não contamina o Espírito Santo, e Ele é a única garantia de libertação final de um crente da endemoniação.

A bíblia não relata que crentes em pecados não possam ficar endemoninhados, ela mostra que é possível e à possibilidade de tal endemoniação. Pedro é bom exemplo. Veja:

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. (Mateus 16 : 23)

A questão de crentes endemoninhados é defendida pelos pais da igreja só estudarmos a fundo a patrística e veremos, e também tem a questão da experiência contemporânea universal.

Esses relatos foram dados por diversos teólogos, pastores, conselheiro, missionários e crentes leigos que tem trabalhado no mistério de libertação de endemoninhados.

“Acredito que seria acurado afirmamos que qualquer indivíduo, em qualquer lugar do mundo, que realmente esteja envolvido em um ministério que ajude a libertar os endemoninhados, concordará que crentes verdadeiros podem ser endemoninhados. (p.69)”

È importante ser afirmado aqui que isso não interessa para um debate teológico e sim um conhecimento para que possa ser usado na libertação de cristãos ou incrédulos atormentados por espíritos malignos, muitos teólogos não vivenciam o mundo espiritual e ficam falando coisas que não foram vivenciadas, e sim apenas discutidas na teoria, então é melhor que ignoremos as muitas teorias ensinadas que não esteja de acordo com o abordado em questão e fiquemos com a práxis.


Duas Explicações para o Enigma dos Crentes Endemoniados.
Primeiro nem todos os demônios podem ter deixado o corpo dos incrédulos endemoninhados que aceitam a Cristo. Para resolver esse problema um bom aconselhamento após a conversão ajudará o novo convertido a se fortalecer na palavra, na oração, aprender sobre batalha espiritual a ponto de caminhar só não precisando de alguém sempre por perto para auxiliá-lo

Segundo Um crente pode receber demônios depois de sua conversão por pecado dele mesmo ou por pecado sério de outro cometido contra Ele.


Os três níveis de Proteção em Torno do Crente
A proteção contra esse pecados consistem em Deus continuamente zelando pelas nossas vidas, nos seus anjos que Ele dá ordem a nosso respeito, e no escudo da fé, embora essas proteções estejam à disposição do crente nada é automático.

Sabemos que a proteção de Deus é sempre constante de uma forma geral se não nossa igrejas estariam vazia, pois satanás está sempre atirando seus dardos inflamados malignos, mas por causa do pecado do crente o demônio consegue uma ponte para desvincular os pensamentos dos crentes.


Áreas Primárias de Pecado na Vida de um Crente
“Satanás e seus espíritos malignos são a própria personificação do pecado.

Esses demônios afetam a vida interior do crente, perturbando as suas emoções, a sua mente, a sua vontade e seu bem-estar espiritual. (p.71)”

“Felizmente a maioria de endemoniação desses crentes é branda. A maioria deles consegue manter uma vida normal o bastante. Usualmente percebem não-obstante, que algumas coisas não estão certas com eles, embora raramente chegue a suspeitar da endemoniação. Muitos são altamente sinceros. Alguns chegam mesmo a ser crentes cheios do Espírito Santo. E, sem embargo, eles vêem-se assaltados por temores inexplicáveis, por confusão mental, por emoções incontroláveis e por outros fenômenos perturbadores. Usualmente, certos pecados dominam as suas vidas; se não sob uma forma externalizada, abertamente pecaminosa, pelo menos na vida de pensamentos deles, em sua imaginação ou em suas fantasias. Geralmente vêem-se muitos perturbados, ou mesmo obcecados, quando a quatro áreas pecaminosas principais, a saber:

1- Práticas ou fantasias sexuais ilícitas.

2- Ira guardada, amargura, ódio cólera e rebeldia.

3- Certo senso de rejeição, de culpa, de auto-estima deficiente, de indignidade e de vergonha pessoais.

4- Uma atração estranha para o ocultismo e para com o mundo dos espíritos. (p.73)”

5- Portas para a Endemoniação de Crentes.


São três as portas para endemoniação de um Crente vejamos com segue:
A primeira consiste no nascimento da pessoa. Alguns crentes já nasceram endemoninhados. E isso é conhecido por diferentes nomes, como pecado geracional, pecado de família, transferência demoníaca, herança demoníaca, lei da herança do mal ou maldição hereditária.

A verdade é que na bíblia não encontramos claramente definido essa herança demoníaca, e sim advertência para os pais que se eles pecassem seus filhos receberiam o juízo devastador de seus pecados.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
( Ex 20:5)
Mas a quem diga que isso foi quebrado pelos profetas, por causa dos seguintes textos:

Naqueles dias nunca mais dirão: Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos se embotaram.
(Jr 31:9)
(ver mais: Jeremias 31:27-30; Lamentações 5:7; Ezequiel18:1-20)

“A abordagem negativa, por parte dos profetas, para com essa lei da herança do mal, não visavaa negar a sua realidade, e, sim corrigir certos abusos. (p.74)

A verdade é que os homens estavam achando na lei uma explicação para o mal que lhe sobre vinham, dizendo eles que não adiantariam seu próprio arrependimento porque os pecados de seus pais foram tão terríveis a ponto do juízo de Deus já está decretado para a vida deles, por isso Deus levantou Ezequiel, pra dizer a respeito disso, a alma que pecar essa morrerá, mas é prudente temer ao dizer que o mandamento que Deus escreveu com o próprio Dedo foi anulados por essa profecia, acredita-se que as duas profecias são validas, não que uma anula a outra e sim que são ambas ensinadas na lei.

“Estudos feitos nas regiões não-cristãs e no ocultismo revelam que essa transferência demoníaca é um fato. A experiência da maioria, ou mesmo da totalidade dos crentes que se envolve no ministério de livramento, incluindo eu mesmo, revela que essa dimensão da endemoniação é uma vítima realidade. (p.75)”

A segunda porta de endemoniação de crente ocorre por abuso contra crianças. Isso pode ocorrer em quatro áreas: sexual, física, psicológica e espiritual, sendo que a espiritual é quando uma criança recebe por meio dos pais uma herança demoníaca.

A terceira porta dar se aos crentes que praticam atos pecaminosos voluntários que podem ter ocorrido durante a meninice, a juventude ou a idade adulta da pessoa. Normalmente isso tem lugar na sexualidade, no ocultismo, e relações interpessoais destrutivas.

Como temos visto o crescente massacre da raça humana entre si, isso mostra as investidas de satanás e seus demônios, e o ser humano que cada dia se afasta mais de Deus.

Nós como cristãos piedosos precisamos conhecer os ardis do inimigo, e tomar nossa armadura, entrarmos de cabeça nessa guerra, não só com um conhecimento teórico e humanizado, mas também com um conhecimento prático ensinado pelo próprio Espírito Santo. Aqueles que têm se lançado no ministério de libertação tarefa que não é nada fácil, precisamos combater satanás e suas hostes malévolas. Sim. Estamos em guerra.

Autor: Leandro Prata

Leia Mais…

À Deus Kenneth Hagin

Morre o precursor da Palavra da Fé e fundador do Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Avivalistas, evangelistas, carismáticos. Pentecostais, neopentecostais, povo da fé. Os homens que se levantaram com uma mensagem surpreendente na Igreja do Senhor Jesus Cristo desde John Wesley, o fundador da igreja metodista, não foram muitos, mas marcaram sobremaneira a história da humanidade não só no âmbito religioso, mas também na questão cultural. Entre estes esteve até hoje, dia 16 de setembro, o reverendo Kenneth E. Hagin, fundador do Centro de Treinamento Bíblico Rhema e uma das maiores insígnias da fé cristã.


Hagin, um texano nascido em McKinney, uma pequena cidade que tem hoje pouco mais de 60 mil habitantes. Era um menino franzino e doente, que não rendia bem na escola. De temperamento forte, era temido pelas demais crianças, apesar da aparência frágil, pois seus ataques nas briguinhas pueris costumavam ser bem mais veementes que o normal. Até o valentão do colégio sabia quem era Hagin, pois não custou a entender que brigar com ele não era bom negócio, depois que levou uma paulada na cabeça. O irmão mais velho também passou a preferir a paz depois que levou uma martelada na testa e ficou inconsciente por 40 minutos. “Defendia-me desta maneira”, justificava Hagin.

Mesmo com as debilidades, a família batista tradicional dava-se por satisfeita em vê-lo vivo. Para quem nasceu prematuramente, minúsculo e morto, segundo a afirmação do médico que fez o parto, estar vivo já era significante. Do nascimento complicado, o bebê só despertou após 40 minutos inerte, e tomou leite dado pela avó, senhora Drake, com ajuda de um conta gotas.

A fragilidade chegou ao cume depois que o garoto completou 15 anos. Foi desenganado por cinco médicos, inclusive alguns famosos e reconhecidos como bons cardiologistas. Segundo a medicina, uma doença degenerativa no coração mataria Hagin antes que ele completasse 16 anos. O processo de morte seguiu acelerado conforme as previsões médicas, e ele foi abatido a ponto de não conseguir estender a mão até a cabeceira da cama, a qual estava confinado.

Seria o leito de morte a linha de partida para o primeiro acontecimento sobrenatural na vida do menino do Texas: a visão do inferno. Na verdade, revelações do inferno e pessoas que afirmou ter ido lá não são poucas entre os cristãos, mas Hagin afirma ter morrido antes de ser atraído às profundezas. E morrido não uma vez, mas três vezes. Em três momentos teve plena consciência da morte tragando sua vida. Ao longo das paginas de vários dos mais de 100 títulos de livros que escreveu (na verdade, teve pregações compiladas), Hagin narra repetidamente os acontecimentos que presenciou na escuridão do inferno, onde viu horrores que ele disse não poder comparar com nada existente no mundo físico.

Hagin foi atraído de volta para o corpo, impulsionando por uma voz de maior autoridade, que o arrancou das mãos de um espírito maligno e arrebatou-o quando já estava a ponto de penetrar nas chamas.

A experiência vivida pelo rapaz, que tinha aceitado a Jesus Cristo pela fé havia pouco tempo, mudou sua vida e começou a produzir uma história de convicção cristã que nunca será esquecida. Seu comportamento foi profundamente afetado depois do regresso ao mundo dos vivos, e uma de suas principais doutrinas: a que diz ser o homem um ser em três dimensões, espírito, alma e corpo, e não apenas alma e corpo, viria a ser estabelecida no decorrer de seu ministério, com influencia notável de pregadores como E.W. Kenyon, o polêmico antecessor de Hagin, acusado de ser anti-bíblico, tanto ou mais do que Hagin seria.

 a ida ao inferno foi chave para suas crenças sobre a salvação e nortes sobre o mundo espiritual, a cura milagrosa da enfermidade que o acometera tornou-se o ponto decisivo para a sublevação da palavra da fé: o conjunto de ensinamentos bíblicos que afirma o direito à cura divina, prosperidade financeira, autoridade sobre Satanás e seus enviados e a capacidade de manifestar as bênçãos de Deus por meio da confissão da fé para aqueles que nasceram de novo pela fé em Cristo.




A doutrina da confissão de fé, provavelmente a que mais irrita os críticos, elucidou-se para Hagin mediante a forma como ele foi curado. A saga de Hagin rumo a cura é uma história impressionante de fé e coragem, baseada no versículo 23 e 24 do capítulo 11 do livro de Marcos: Em verdade vos digo que se alguém disse a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que lhe fará o que diz, lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que recebestes, e será convosco.

Mesmo tendo escapado da morte, por causa das orações da avó, segundo afirmava, Hagin continuou debilitado e fraco, piorando progressivamente. Como não podia sair da cama, e agora estava tocado pela realidade do mundo extra-físico, resolveu estudar a Bíblia a fundo. Quando se deparou com os versículos de Marcos, não teve dúvidas: orou, creu que recebeu a cura e pensou: “Se a Bíblia diz que estou curado, então o que faço nesta cama”. Tentou se mexer e não conseguiu, pois a parte inferior de seu corpo há tempos estava paralizada. Então, num gesto ousado, pegou as pernas e jogou-as para fora da cama. Entre formigamentos e quedas, equilibrou-se, e ficou totalmente curado, com uma saúde dessas que chamam “de ferro”.

A funcionalidade da fé despertou o desejo de servir a Deus. Marcos 11.23,24 passou a ser o versículo emblemático de sua vida e ministério, e Hagin foi criticado e perseguido, mas nunca arredou uma palha sobre o que creu e pregou. “Há pessoas que pensam que fui eu que escrevi Marcos 11. 24,24”. Brincava Hagin. Durante mais de 60 anos de ministério, ele sempre foi bombardeado com palavras de pregadores contrários aos seus ensinos. Alguns destes críticos ficaram famosos às custas da acoima tenaz contra o profeta da fé. Hagin nem assim aceitou brigar com outros que professam a fé em Cristo, mas permaneceu firme na doutrina e no amor.

Os rinhentos contestadores dizem que Hagin ensinava apenas o que ouviu de E.W. Kenyon, mas ele afirmava não ser tão discípulo de Kenyon quanto costumam falar. Ele dizia que muitas vezes ensinava igual a Kenyon por mera coincidência. “Temos a mesma Bíblia”, justificava.

Contestado, porém amado, Hagin fez milhares de seguidores, mas nem todos andam em linha com seus ensinamentos. Por várias vezes teve que corrigir pregadores conhecidos, que se desviavam da doutrina mesmo afirmando fidelidade ao hagianismo.

A questão da guerra espiritual e o exagero sobre a doutrina da prosperidade são exemplos de casos que Hagin dedicou-se a combater. Seu livro The Midas Touch (O Toque de Midas), de 234 páginas, é uma obra dedicada a desmentir erros doutrinários na questão financeira.

Ministério

O ministério do homem da fé, no entanto, começou numa igreja tradicional, batista. Ao 21 anos, casou com Oretha, uma mulher de notável discrição e monumental apoio ao ministério e vida pessoal de Hagin. Em 1937 ingressou no ciclo pentecostal, como ministro da Assembléia de Deus. Ficou com os pentecostais até 1949, quando começou a carreira de ministro itinerante.

Nos fervorosos anos 50, quando a vários avivalistas insurgiram nos EUA, organizados em um ciclo denominado A Voz da Cura e ministrando principalmente em tendas móveis, Hagin aparecia como um dos nomes mais conhecidos. Aqueles foram anos de euforia espiritual por causa da abundancia de manifestação dos dons dos Espírito Santo, como curas e profecias. Sempre pregando a fé, Hagin desafiou o costume dos evangelistas da época e não comprou uma tenda para suas campanhas evangelísticas, afirmando com simplicidade que não tinha paz no espírito quando a isso.

Já nas décadas de 50 e 60, o reverendo era cuidadoso em manter-se em linha com os ensinos da Bíblia, não cedendo aos assédios da fama e outros benefícios que a pregação por conveniência poderia trazer-lhe. Quando pressionado por colegas do ministério a tomar posições contrárias às suas convicções, respondia: “Se continuarem como estão, colocando os dons à frente da Palavra, verei muitos de vocês mortos e fora do ministério, e eu ainda estarei pregando”. Muitos daqueles homens não deram ouvidos, e aconteceu com eles conforme as palavras de Hagin.

O homem tão atacado por ser anti-bíblico era um defensor incansável da vida segundo os princípios bíblicos. Em sua última mensagem para um grande público, no acampamento 2003, em julho, na cidade de Tulsa, Estado de Oklahoma, onde viveu por mais de 30 anos, Hagin falou sobre o poder da Palavra de Deus, exortou o público a não desistir de ensinar a Palavra, e disse que não é a capacidade humana que faz os corações se converterem a Deus, mas o poder da Palavra.

Como anunciador incansável da fé, do amor, da intimidade com Deus, das bênçãos de Deus, de uma vida vitoriosa sobre a Terra e da santidade, o reverendo formou uma multidão incalculável de discípulos. A partir de 1974, quando comprou um terreno de 50 acres e fundou o Centro de Treinamento Bíblico Rhema, em Tulsa, o mundo conheceu uma corrente de ensinos bíblicos com elos tão bem entrelaçados e fortes que consiste com mais estabilidade a cada ano. Desde então, há escolas Rhema nos cinco continentes do globo. São 23 estabelecimentos, sendo que 12 deles estão no Brasil.

As palavras ministradas pelo homem acusado de formar seitas e pregar heresias libertam pessoas do cativeiro do pecado e da religiosidade nos lugares mais remotos da Terra, em países fechados ao evangelho, com abrangência cada vez maior. Um testemunho do missionário britânico Simon Potter, graduado no Rhema EUA, dá conta da força da palavra da fé, ou palavra revelada, como ficou conhecida a doutrina de Hagin. Simon disse que visitava um pastor num país que persegue cristão, quando este o conduziu até uma estante, retirou um livro que estava escondido e perguntou hesitante: “O que você acha deste livro?”, e apresentou um exemplar de Como Ser Guiado Pelo Espírito, livro de Hagin. Ante a aprovação de Simon, o pastor declarou: “Olha, este livro tem mudado a minha vida”.

Kenneth Hagin teve uma carreira brilhante em Deus. Através de suas mãos, Deus pôde curar e batizar com o Espírito Santo. Suas palavras apresentaram a salvação em cristo para centenas de milhares, mas seu legado, construído ao longo de quase setenta anos de vida provada e aprovada segundo a Palavra de Deus, é mais do que lembranças de dias em que a fé de um homem dedicado a Deus fez a diferença no mundo. Trata-se do permeio do espírito da fé nas lacunas da Igreja, hoje transformada e transtornada (no sentido bíblico-neotestamentário da palavra) com o mesmo impulso santo dos dias dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Seja qual for o adjetivo dado a Kenneth Hagin, o fato é que foi para a eternidade um homem que será eterno também neste mundo, por sua obra de fé; por anunciar e viver o amor incondicional de Deus, que, segundo a Bíblia, faz a fé operar; por mostrar aos cristãos que eles não precisam mais viver sob a consciência de pecado; por apresentar a cura, a prosperidade que é mais do que dinheiro e bens, e a autoridade delegada por Jesus para dominar o Diabo; por acender a chama e mostrar a divisão entre as vocações ministeriais, bem como as três dimensões do ser humano; Por chamar a atenção a vida de Deus dentro dos que crêem e demonstrar para necessidade do batismo no Espírito Santo.

A autenticidade destes ensinos tão combatidos por alguns teólogos foi comprovada na vida de Hagin, e de discípulos conhecidos e desconhecidos. Do pregador de renome ao crente simples curado de câncer, ou que teve o casamento restaurado. Não há dúvida de que todas estas coisas continuarão sendo confirmados na existência dos que ousarem tomar posse do espírito que declara: Cri, por isso falei.


http://www.verbodavida.org.br/kh/reportagem.asp

Leia Mais…

ÉTICA E O EVANGELHO

O PANO DE FUNDO VÉTERO-TESTAMENTARIO

O autor T.W Manson propões uma investigação no plano de fundo vétero-testamentario, buscando diferentes códigos morais e discutir cada questão como se houvesse para cada coisa um código de ética absoluto. Quando se trata de Ética e moral o assunto é um tanto complexo devido aos diversos tipos de cosmo visão.

Quando se fala na melhor qualidade de vida nas comunidades carentes, as favelas. Uns defendes que a solução é disponibilizar vidas mais dignas, e os moradores irão adaptar-se automaticamente ao seu novo ambiente. “Se você quer que pessoas vivam melhor você tem que melhorar suas condições de vida.” (p.12)


Outros já defendem que eles iriam deixar seu novo bairro e sua nova moradia tão terrível quanto à favela. Então: “Se você quer melhorar suas condições, você deve ter pessoas melhores.” (p.12)

Olhando para Israel veremos que O Senhor os deu a Lei, e eram com o propósito de ter pessoas melhores, moldadas segundos os mandamentos do Eterno. Analisando a vida social do povo Judeu em tempos passados será visto uma intensa consciência de corporação solidária.

Em Israel se você quer reivindicar seu parentesco com outra pessoa, você diz: “eu sou ossos dos seus ossos e carne da sua carne. Se a reivindicação for aceita, a resposta será: Sim, você é osso dos meus ossos e carne da minha carne. O que é reconhecido é que você e os outros são todos parte de um organismo vivo.” (p.16)

Já no nosso mundo ocidental, moderno e materialista é muito difícil entender isso, porque só pensamos em nós mesmo e existe muito individualismo.

“No hebraico não se encontra um termo correspondente a concidadão.” Porém sim irmãos.

Se quisermos ver uma ética moral na sociedade precisamos de instituições de ensino que tenha ética e moral, porque foi isso que o Senhor fez com Israel em pleno deserto cada pai era professor do seu filho e assim por diante. Israel era uma nação ética em vistas as aberrações que eram as nações vizinhas. Israel era um exemplo.


O JUDAÍSMO E A LEI DE MOISÉS

O povo Judeu tinha em mãos um compêndio de Leis acerca da moral e da ética, do certo e do errado, do bem e do mal, sabia que o Senhor era soberano e onisciente e uma obediência total aos mandatos do criador preservaria o equilíbrio da vida em Israel.

“Está direção é personalizada naquilo que os hebreus chamam de Torah, um termo que é realmente traduzido para grego bíblico pela palavra nomos e na versão inglesa pela palavra “Law” (lei). “Law” é de alguma maneira um desvio de tradução, pois a idéia fundamental da palavra hebraica Torah, e a raiz de onde é derivada, não diz respeito à idéia que em nossas mentes está associada primariamente com a lei.” (p.25)

A palavra Torah não é somente um conjunto de lei onde aquele que errar deverá ser penalizado, isso é parte do que ela representa. Ela é também um corpo de instruções respeitando o lugar do homem na palavra de Deus e seus deveres para com Deus e seus vizinhos.

“Tornar essa Lei de Deus fixa em nossas mente e estudar todos os seus detalhes pode fazer de você uma pessoa completamente educada.” (p.27)

Existem três aspectos Judaicos ensinado pelo Rabino Simão, que são: 1) a Lei, 2) o culto e o 3) compartilhar da bondade. Veja rapidamente um esboço das três acima citadas,

A Lei. “Significa todo um corpo codificado de ordenanças dado como vontade revelada de Deus um sistema compreensivo de regras cobrindo toda vida do judeu desde o berço até a morte, orientado seu trabalho e seu culto, sua vida familiar e sua relação com o vizinho.” (p.30)

O Culto. “Significa primariamente o culto do templo, mas com o passar do tempo é expandido para cobrir o culto da sinagoga e o culto privado. É um fato muito significante que muitas das ordenanças recativas ao culto judaico eram incorporadas à Lei.”

Compartilhar da Bondade. Hesed uma palavra hebraica usada para dizer “amor” ou “compaixão”, é geralmente traduzida por “piedade” ou “bondade amorosa”.

“A bondade imparcial não é uma matéria de capricho ou liberdade de decisão; é um meio estabelecido de manter as relações pessoais; e está em uma relação pactual com o outro.” (p.33)


JESUS E A LEI DE MOISÉS

A Ética do antigo testamento é desenvolvida na experiência da nação de Israel por intermédio da revelação divina sobre fatos da história.

O povo hebreu sofreu muito em sua história na terra prometida, poucos foram os tempos que eles puderam festejar sem guerra, sem morte e sem destruição. Esse intenso sofrimento durante séculos levou o povo amadurecer o conhecimento e sua fé no único Deus verdadeiro. Isso fez com que suas vidas girassem em torno de YHWH na sua adoração e obediência, e na Torah seu guia de moral e ética para uma vida saudável.

Agora nós poderíamos ir direto ao Novo Testamento, porém “Não seria simplório deixar de lado o Antigo Testamento e o pano de fundo judaico e começar direto e imediatamente no Novo Testamento? Que é algo que a Igreja Cristã desde o segundo século para frente tem constantemente recusado fazer, e por boas razões.” (p. 40)

Por causa de diversos motivos a Igreja se distanciou de Israel e Israel se distanciou da Igreja, um desses motivos foi um teólogo cristão, mais um dos pais da Igreja com um sentimento anti-semita rejeitando tudo o que se refere a Israel fazendo a Igreja uma instituição nova de tudo, e não uma continuação de uma história vivida por Israel e pelo próprio Messias Jesus que era Judeu.

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. (Mt 5:17)

Jesus não vem somente cumprir a Lei ele vem também interpretá-la de forma concisa e coerente trazendo valores absolutos para que nós vivêssemos no mandamento do amor.

“Obedecer a lei e os profetas é, portanto, tornar o novo pacto uma realidade, realidade na qual os homens podem participar imediatamente. Quando eles fazem, tornam-se sujeitos à nova lei; e a nova lei é a santa vontade de Deus tornada visível na obediência de Cristo” ( p. 47)


O FUNDAMENTO DA ÉTICA CRISTÃ: SEGUINDO A CRISTO

Manson tem sugerido que Jesus resumiu o Novo Testamento na ordenança: “Sede perfeito como vosso Pai celeste é perfeito”. Isto não quer dizer que Jesus trouxe algo completamente novo e isolado do Antigo Testamento, pelo contrário ele lançou o Novo Testamento com base no Antigo, pois quando diz Sede perfeitos... Isso nos recorda o Antigo mandamento da Lei. “Sede santos, porque eu Iahweh vosso Deus, sou Santo.”

Cristo em seu tempo de ministério foi perfeito como Perfeito é nosso pai que esta nos céus.

“Seguir a Cristo não é ir à caça de um ideal, mas compartilhar dos resultados de uma realização.”

“[...] Um dos escribas perguntou. Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.” (Mc 12:28-34)

“Isto tem frequentemente sugerido que aqui nós temos a quinta essência da ética cristã. As duas grandes ordenanças resumem todo o dever de um cristão; e a grande originalidade da posição de Jesus fora que, do vasto corpo da lei judaica e da tradição, Ele escolheu apenas estes dois preceitos e deu-lhes uma absoluta prioridade sobre todos os outros.” (p.53)

Fica claro na exposição que os padrões de ética de Jesus Cristo estão muito além do que vivemos e pensamos, porque quando a Lei vem dizendo não faça o mal Jesus diz não faça e nem se quer pense. Outro ponto é o sentimento errado não pecamos só contra nós mesmo mas pecamos contra pessoa a qual o pensamento é direcionado.

Exemplo. “Ódio e desejo lascivo não são apenas condições psicológicas doentias na pessoa que as tem: são erros cometidos contra a pessoa a quem estes pensamentos são direcionados.

O que Jesus diz em seus ensinamentos tirados da Lei é que se você ama seu próximo não só deve tratá-lo justamente, mas pensar coisas boas dele também.

Muitos pensam que a mensagem de Jesus está longe de mais para nós para ser cumprida, que não temos forças etc. Porem não é verdade, “o poder para seguir está lá totalmente. O Cristo vivo ainda tem duas mãos, uma para apontar o caminho, e a outra para nos abraçar e nos ajudar ao logo do caminho.” (p.59)


A COMUNIDADE CRISTÃ PRIMITIVA

Surgiu um “novo” organismo na sociedade, a comunidade Cristã, a Igreja, o corpo de Cristo. Muitos erram por não compreenderem bem o que era a Igreja no primeiro século, a igreja de Cristo pelos Apóstolos. O termo Igreja não era algo novo porque já se encontrava na septuaginta traduzindo a congregação de Israel, que em hebraico era é traduzida por Kahal e em grego ecclesia.

“Mas ecclesia em grego e Kahal em hebraico não significam o tipo de igreja estruturada que nós encontramos no terceiro quarto do segundo século onde há uma comunidade de bispos bem organizada, presbíteros, diáconos e exegetas, organizada primariamente para que nós praticássemos e guardássemos os exercícios religiosos no escrito senso da palavra..” (p.62)

A Igreja não foi edificada por Jesus para ser apenas uma reunião de oração ou reunião religiosa, ela foi feita para ser uma instituição que suprissem não só o desejo espiritual do povo como também o físico, seria um lugar de união de confraternização, apoio moral etc. Se voltarmos nossos olhos para a Igreja de Atos dos Apóstolos, veremos essa igreja não algo completamente novo do templo e seu cuidados, mas sim uma evolução porque o sacrifício maior tinha sido oferecido, mas os preceitos que ali seria um lugar de instrução, lugar de suprimento, lugar de vida em comunhão, a Igreja deve continuar a ser. Um bom exemplo disso é a vida dos Essênios que muito se identifica com a Igreja Cristã do primeiro século.

Os Essênios “não estavam simplesmente satisfeito em organizar as crenças religiosas e o culto; estão aflitos em relação à total extensão da vida da sociedade.” (p.63) bem como o Senhor ordenou em sua lei acerca do templo e assim que a Igreja deveria proceder se não tivesse deixado de lado a história e cultura judaica como já foi visto.


O ENSINO ORIGINAL DE JESUS E A ÉTICA DA IGREJA PRIMITIVA

“Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande,
será vosso serviçal; E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.”
(Marcos 10:43,44)

A ética da igreja primitiva deveria observar atentamente os versículos acima citados, pois que o próprio Jesus deu o exemplo que o maior deveria servir, mostrando que não é uma ética somente no campo das idéias, mas sim uma vivência com Deus praticando os mandamentos já existentes e o que Ele agora passava a interpretar e ensinar.

Os discípulos tiveram muitos problemas, até chegarem a um acordo e interpretação acerca de tudo que o Mestre falou. Por exemplo, Jesus os mandou ir, indo levando a palavra além de Jerusalém Judéia e Sumária, até chegar os confins da terra, porém como fariam isso se tinha as discussões acerca do aceitamento de gentios na Cristandade.

Mas com morte de Estevão a perseguição da igreja e testemunho de Paulo e Pedro que sobre os gentios fora derramado o poder de Deus, chegou à hora de levar ao mundo um evangelho ético carregado de um poder sobrenatural, pois somente isso poderia mudar o mundo.

Acho que os três anos e meios de Jesus com seus discípulo foi o suficiente para ter discípulos cheios de fé e com uma moral ética agora pronta para mostrar ao mundo. Não como foi a Lei e seu julgo, mas sim o evangelho de amor e misericórdia mostrando quão bom é o seu Dono.

Então Cristo foi anunciado com poder, e estava vivo em cada um com o testemunho ético do exemplo que havia deixado.

Concluído: “A ética que nós relacionamos à ética do reino; a ética do reino; a ética da sociedade com um líder e soberano; tem a qualidade primária de ser aquela precedente do próprio soberano, que é o interprete e aquele que a exemplifica. Isto diz respeito, se nós pensarmos em termos de reino de Deus, a que o próprio Deus dá os princípios da vida e os exemplifica; “Sede santo como Deus é Santo”; perfeito como Ele é perfeito; misericordioso como Ele é misericordioso”. (p.87)

Jesus interpretou o mandamento do Amor, exemplificou e ensinou, e ainda disse: “Amai como eu vos tenho amado”. Uma coisa continua que segue assim deve ser a ética cristã uma obra de arte.

Autor: Leandro Prata

Leia Mais…